Quinta-feira, 23 de Setembro de 2021
Sim e Não

Semjel sem data para reativação


show_semjel-secretaria-municipal-de-6666-AlVh_7C573419-5E58-403C-8CED-86ABCCB9BD90.jpg
03/08/2021 às 07:57

O subsecretário de esportes do município, Platiny Soares, afirmou que ainda não há previsão para reativação da secretaria - uma das promessas de campanha do prefeito David Almeida - por conta de uma lei  federal que visa o congelamento dos gastos públicos enquanto durar a pandemia. Por enquanto os planos estão ‘amarrados’. A declaração foi dada após série de críticas ao ex-prefeito Arthur Neto (PSDB), que durante sua gestão excluiu a pasta, mas nestas Olimpíadas tem tecido elogios nas redes sociais  aos atletas brasileiros medalhistas.  

Flexibilização - Platiny, no entanto, informou ao Sim&Não que já encaminhou ofício para a Casa Civil solicitando flexibilização nos decretos para reabertura dos espaços de esporte e lazer da capital. Segundo ele, a prioridade é reativar as atividades nestes  centros. 

Retomada - “Reunimos com os professores da Semjel, já solicitamos a todos a relação de materiais que eles precisam para iniciarem suas atividades nos centros. Independente da recriação da pasta independente, nós já estamos focando na retomada das atividades”, comentou Platiny. 

Outras modalidades - Na próxima semana, a Prefeitura inaugurará a Faixa Liberada da Avenida do Samba. Segundo o subsecretário, os planos são de expandir as faixas liberadas para todas as zonas da cidade, incluindo também outras modalidades de esporte, como badminton, basquete e Stand Up Paddle aos domingos, na Ponta Negra. 

Agosto... - No clima do ‘Agosto Dourado’, mês dedicado  à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, a deputada estadual, Joana Darc (PL), que é lactante, tem sido destaque na defesa da livre amamentação no Amazonas.  

...dourado -  Entre os projetos voltados ao tema, Joana apresentou os de  nº 473/2019 e  nº 485/2019 . O primeiro quer assegurar às lactantes e lactentes o direito à amamentação em áreas de uso coletivo, de domínio público ou privado, livres de discriminação, constrangimento ou assédio. O segundo, tem como objetivo estabelecer a disponibilização de salas exclusivas para amamentação, extração, armazenamento e conservação adequada do leite.

Boa cobrança - O vereador William Alemão (Cidadania) voltou a cobrar providências das autoridades sanitárias e de segurança, em relação às festas clandestinas realizadas na capital amazonense. O protesto foi novamente posto em pauta pelo parlamentar,  ontem, durante o retorno das atividades na Câmara Municipal de Manaus .

Contraditório? - Ironicamente, enquanto não era vereador, William - que e proprietário de um dos bares de rock mais conhecidos da cidade - militava pelo não fechamento dos restaurantes e casas de show. Chegou a fazer vídeos - que viraram meme - revoltado com os decretos estaduais que, no auge da pandemia, restringia as atividades comerciais.

Desrespeito - Por falar nisso, vale destacar que a maioria dos restaurantes e bares estão desrespeitando os protocolos. Basta dar uma volta, de carro, num sábado a noite e observar as casas noturnas. Desde o momento das filas de entrada, os clientes já não usam máscaras.  

Cultura - Amanhã, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa transmite a oficina sobre o 34° Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para contemplar ações de preservação e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro. A exibição vai acontecer a partir das 15h, no canal da pasta no Youtube (Cultura do AM), com intérprete de Libras.   


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.