Sábado, 23 de Janeiro de 2021
Sim e Não

Última virada para prefeito foi de Sarafa


show_1_683C6F8D-67D3-4C80-9742-6647CD2EE676.jpg
24/11/2020 às 07:33

Nas últimas sete eleições municipais em Manaus com segundo turno, apenas uma vez o candidato que largou na frente no primeiro turno foi derrotado no final na disputa pela Prefeitura. Em todas as demais, a vantagem prevaleceu. A ‘virada’ foi em 2004, quando Serafim Corrêa foi eleito prefeito ao ultrapassar Amazonino Mendes. Naquela ocasião, Amazonino teve 43,5% dos votos no primeiro turno e Serafim, 28,7%. No segundo turno, Serafim foi a 51,68% contra 48,32% de Amazonino.

Negão de novo -  Este ano será a oitava eleição municipal em Manaus desde 1992. E novamente Amazonino está nela. Ele saiu na frente, no primeiro turno, com 23,91% dos votos, contra 22,36% de David Almeida (Avante).

‘Migrante’ - Amazonino esteve presente em quatro das eleições para prefeito decididas no segundo turno. Uma curiosidade: todas por partidos diferentes –  PDC, PFL, PTB e, agora, Podemos.  Até aqui, foram duas vitórias e uma derrota. O resultado da disputa ainda em aberto sai domingo.

Votem -  O “Pacto pela Democracia, iniciativa da sociedade civil voltada à defesa e ao aprimoramento da vida política e democrática no Brasil, lançou campanha de chamamento ao eleitor para votar no segundo turno. Manaus, que teve a menor abstenção entre as capitais, ainda assim viu o porcentual crescer de 8,5% em 2016 para 18,2% na eleição atual.

Visita ao Lula - O prefeito Arthur Neto (PSDB) segue e todo vapor sua agenda de fim de mandato, repleta de inaugurações e visitas a obras. Ontem ele esteve no Conjunto Cidadão 9, o Conjunto Lula. No local, por ordem do próprio Arthur após pedido feito por moradores, um enorme buraco está sendo preenchido com 10 mil metros cúbicos de barro.

Prospecções -  Visitando o Amazonas pela primeira vez, o embaixador do Instituto de Tecnologia de Israel, Ricardo Lomaski, foi à Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e ao Samsung Ocean Center. Em pauta, uma parceria entre as instituições por meio de acordo de cooperação técnica.

Muito caldo -  Tecnologias israelenses inéditas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia serão apresentadas no evento “Amazon Tech”, esta semana. Organizado pela Câmara Brasil-Israel (BRIL Chamber), o evento será dia 26 e marca a abertura da regional da BRIL Chamber no Amazonas.

Muito caldo 2 - Com quatro painéis e participação de grandes empresas, o  “Amazon Tech” mostrará, por exemplo, uma solução que registra a produtividade e saúde de cada árvore (uma espécie de waze).

Emoção - Presente no ato de inauguração da brinquedoteca Maria Carolina Campelo Ramos Rodrigues, o deputado federal Marcelo Ramos (PL) anunciou a destinação de R$ 500 mil reais de emenda parlamentar dele  para dobrar o número de leitos de UTI do Hospital Dr. Fajardo. A brinquedoteca leva o nome da falecida filha de Marcelo.

Controle -  O conselheiro-ouvidor do TCE-Amazonas, Érico Desterro, faz palestra hoje no 6º Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), onde ocupa uma das vice-presidências. O evento começou ontem e terá participação de renomadas autoridades do direito mundial.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.