Terça-feira, 01 de Dezembro de 2020
Sim e Não

Eleição: Forças Armadas em 35 municípios


17607788864_bf268220ec_h-k2hB-U101563669863o2B-1024x696_GP-Web_173AB1B2-A30A-434B-823E-82B7F0083E61.jpg
30/10/2020 às 06:46

Das 39 cidades do Amazonas que pediram reforço das Forças Armadas nas eleições deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já autorizou o  apoio para 35.  Este julgamento, que ocorre por blocos, aconteceu na sessão de ontem. Dos pedidos ainda não analisados, estão os municípios de Atalaia do Norte, Coari, Autazes e Nova Olinda do Norte. Os militares vão atuar para garantir a segurança durante a votação e a apuração dos votos e todos pedidos foram apresentados pelos Tribunais Regionais Eleitorais.   

Conflitos -  Segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, as localidades que receberão apoio federal para garantir que o processo eleitoral transcorra de forma ordeira e tranquila “apresentam histórico de conflitos em pleitos anteriores ou de conflitos entre facções criminosas, além de reduzido efetivo policial local e difícil acesso a algumas das localidades”.

Pesquisa Ibope - Pesquisa do Ibope mostrou que Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante) estão tecnicamente empatados segundo as intenções de votos.  Mas, diferente de todas as outras pesquisas já divulgadas,  David vence todos os candidatos  na simulação do segundo turno.

Pesquisa  Ibope 2  - O candidato Amazonino  teve 24% das menções pelos entrevistados,  oscilando  um ponto percentual para baixo. Já Davi Almeida alcançou 16%  da intenção de votos, após variação positiva de três pontos. A margem de erro é de quatro pontos para cima ou para baixo, segundo o Ibope.

Curso - A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lançará no próximo dia 5, a Rainforest Social Business School – RSBS/UEA e a Pós-Graduação Lato Sensu Amazon Rainforest Social Business (Negócios da Floresta Amazônica). O curso  disponibilizará 750 vagas em 10 municípios mais a capital (150 vagas), neste primeiro momento.

Da água pro vinho - Candidato a senador pelo PSOL, representando a esquerda, nas eleições de 2018, Rondinely Fonseca mudou radicalmente nas eleições deste ano: ele busca uma vaga de vereador pelo Patriota, partido de direita e apoiador do presidente Jair Bolsonaro.

Desgaste no PL -  A coluna Painel, da Folha de S. Paulo, revelou que o repasse de R$ 6 milhões ao candidato Alfredo Nascimento (PL) gerou desgaste no partido, presidido por Valdemar Costa Neto. Segundo informações da coluna, Alfredo recebeu quase três vezes o repassado ao candidato que lidera em intenção de votos em Campinas (SP), Rafa Zimbaldi.  A doação para o candidato Alfredo Nascimento foi a maior proveniente do Fundo Especial Eleitoral no Brasil. 

Inconformados - A Abrasel no Amazonas protocolou um mandado de segurança no Tribunal de Justiça do Amazonas. O documento tem como objetivo o reconhecimento do direito dos flutuantes e bares, mesmo que na modalidade de restaurante, associados da Abrasel no Amazonas, existentes no Estado de reabrirem para o exercício de suas atividades profissionais, ainda que na modalidade restaurante.

Homenagens - AAssembleia Legislativa do Amazonas realizou uma sessão especial de homenagem e outorga da Medalha do MéritoLegislativo Educacional Professora Ignês de Vasconcelos Dias. Ao todo, 34 profissionais da educação que contribuíram de maneira relevante para a área receberam a homenagem, que aconteceu no Plenário Ruy Araújo, de maneira híbrida.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.