Quarta-feira, 05 de Agosto de 2020
Sim e Não

‘Coronavírus é o desafio do século’


11mai2020---o-vice-presidente-hamilton-mourao-durante-coletiva-de-imprensa-sobre-a-operacao-verde-brasil-em-brasilia-df-1590881545745_v2_1920x1280_AD7DC043-9D60-448D-97C3-6468A894DF69.jpg
13/07/2020 às 08:16

Minimizada pelo presidente Jair Bolsonaro, que chegou a chamar a Covid-19 de gripezinha, a pandemia foi descrita pelo vice-presidente Hamilton Mourão como “o maior desafio enfrentado pela humanidade neste século”. Em live promovida pela Associação PanAmazônia, Mourão falou sobre os desafios impostos ao mundo pelo novo coronavírus: “Além da trágica perda de vidas humanas, enfrentaremos implicações sociais, econômicas e políticas que ainda não podem ser corretamente dimensionadas”.

Otimista  Com plateia formada principalmente por empresários da região, Mourão afirmou que faltou coordenação global no combate à pandemia. O vice destacou, porém, que o Brasil tem tudo para se recuperar logo dos estragos deixados pelo coronavírus. 

Dever de casa  Mourão sustentou seu otimismo com números, principalmente da área econômica pré-Covid-19, e citou como “ponto a favor” do País a privatização. No cálculo apresentado por ele, o potencial de arrecadação é de R$ 150 bi.

Testes   Sancionada semana passada, a Lei 14.023/20  garante prioridade na testagem para Covid-19 aos profissionais essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública que tenham contato direto com pessoas e materiais contaminados. A lista tem vai de médicos a coveiros.

Máscara  Pessoas em situação de vulnerabilidade, indígenas e ribeirinhos receberam 200 mil máscaras de pano ou descartáveis, doadas pelo Governo desde o início da pandemia no AM.

Bloqueado   O vereador Daniel Vasconcelos (PSC) pediu a Luiz Alberto Carijó que a prefeitura de Manaus faça com urgência concurso para a Secretaria Municipal de Saúde. O secretário de Articulação Política explicou que a lei federal de combate à Covid-19 suspende concursos em 2020.

Tudo limpo  Proposta em tramitação na Câmara dos Deputados estabelece práticas de higiene para o dia das eleições: além de limpar os sapatos antes de entrar na sala de votação, o eleitor deverá higienizar as mãos em três momentos dentro da sala.

Tudo limpo 2  Os três momentos são logo antes de iniciar o registro na mesa; antes de entrar na cabine e antes de sair da sala da seção eleitoral. A proposta é do deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA).

Sustentabilidade  O Brasil está prestes a se tornar o 125º país a validar o Protocolo de Nagoia, que trata da repartição de benefícios pelo uso de recursos genéticos da biodiversidade. A matéria, de importância estratégica para a nação mais rica do mundo nesse quesito, “dorme”desde 2012 no Congresso Nacional. 

Antes tarde... Este mês, o projeto de lei que ratifica o Protocolo de Nagoia foi aprovado na Câmara e agora segue para votação no Senado.

Suporte à aula    A Ufam realiza em agosto a primeira ação do projeto “Formação para o uso de ferramentas do Google Suite for Education como suporte pedagógico às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão dos cursos de graduação presenciais”.

ERRAMOS: Publicamos na edição de ontem (página C2) que a visita do Papa João Paulo 2º a Manaus aconteceu em 1940. O correto é 1980.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.