Terça-feira, 14 de Julho de 2020
Sim & Não

Comando conturbado na ALE-AM


Josu_-Neto-em-Bras_lia-e1554999537449_24724157-CF85-4A9C-9F53-8F2C9D702C47.jpg
24/05/2020 às 08:27

Nas últimas semanas, as atitudes tomadas pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Josué Neto (PRTB),  têm causado atritos com alguns  deputados estaduais da atual legislatura. Josué Neto tem cortado o microfone de alguns durante pronunciamentos, negado a palavra a outros, cujo posicionamento se opõe ao dele,  e tomado decisões monocráticas, como a que trocou a  plataforma com a qual são realizadas as sessões virtuais da Casa.  

Irregularidades   As atitudes exacerbadas  do presidente da ALE-AM têm sabotado até mesmo seus próprios interesses. Dois exemplos disso são as decisões judiciais que suspenderam o processo de impeachment do governador Wilson Lima (PSC) e a CPI da Saúde por irregularidades regimentais.    

Pressa   O açodamento apresentado pelo presidente da ALE–AM, no afã de obter os resultados políticos que almeja, não é compatível com o comportamento democrático que o cargo exige. 

Regimento   Há ritos regimentais a serem respeitados rigidamente para que não pairem dúvidas sobre a legitimidade e justiça nas decisões tomadas pela Casa Parlamentar. 

Benefícios   Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador Wilson Lima reforçou o compromisso do Governo do Estado com o pagamento dos benefícios às famílias assistidas pela Superintendência de Habitação (Suhab-AM). 

Indenizações    O governador destacou o pagamento de R$ 834 mil, realizado na sexta-feira (22), em indenizações para moradores do Igarapé do Mestre Chico (entre as ruas Leonardo Malcher e Parintins) e das comunidades Walter Rayol e Bariri (Bacia do São Raimundo), que passam por intervenções do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

Álccol em gel   O Governo do Amazonas recebeu do Hospital Israelita Albert Einstein uma doação de 24 mil litros de álcool em gel e cem mil máscaras, que serão distribuídos para as unidades da rede estadual de saúde que realizam o atendimento e tratamento de pacientes com Covid-19.

Operação   Com o objetivo de reprimir e apurar crimes de invasão de terras públicas, desmatamento ilegal e posse ilegal de armas de fogo na região de Boca do Acre , a operação conjunta intitulada Amazônia Legal cumpriu 27 mandados de busca e apreensão em sedes rurais

Flagrantes   Em seis dias de atuação, no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Antimary, no sul do município. Treze pessoas foram presas em flagrante e foram aprendidas 14 armas de fogo, 14 motosserras e outros instrumentos.

Bicicleta   Durante sessão virtual da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) defendeu a bicicleta como modal de transporte essencial no Amazonas pós-pandemia da Covid-19.  Ele protocolizou indicação ao Governo do Estado e à Prefeitura de Manaus, propomdo a inclusão de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas em projetos de infraestrutura.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.