Amazonino ‘esquece’ fatos em debate

Na reta final do segundo turno das eleições, o ex-prefeito e ex-governador Amazonino Mendes (Podemos) “esqueceu” de pelo menos dois episódios de destaque dos seus últimos 20 anos. No debate da TV Norte, realizado ontem, Amazonino afirmou que não vendeu a Cosama - cuja privatização ocorreu em 2000, quando ele era governador. "Não me lembro. A prova disso é que a Cosama está aí", desconversou. O que o candidato esqueceu: em sua gestão o serviço de água e esgoto de Manaus foi vendido ao Grupo Suez por R$ 185 milhões.
Esquecimento 2 - Outro “esquecimento” de Amazonino foi sobre a promessa de construir mil creches na cidade - feita por ele durante a vitoriosa campanha de 2008 e que não foi cumprida nem em 1% no mandato. E admitiu - tardiamente - que seria impossível fazer mil creches em quatro anos. "Seria uma creche e meia por dia".
Confusão - Uma confusão de bastidores entre o candidato David Almeida (Avante) e o marqueteiro de Amazonino, Marcos Martinelli, esquentou a campanha ontem. Vídeo e áudio do momento da discussão foram divulgados nas redes sociais, mesmo Martinelli tendo se comprometido com os donos da emissora e com os juízes do TRE a não divulgar.
Exaltado - No áudio, David chama Amazonino de ladrão. Ele justificou depois que, durante o debate, Amazonino o chamou reiteradamente de mentiroso. O marqueteiro do “Negão” começou a filmar, deixando-o ainda mais bravo.
Desculpas - Na gravação, ao final da confusão o candidato pelo Avante se desculpa por ter se excedido e pede que Deus abençoe tanto seu adversário, Amazonino, quanto Martineli. “Quem me conhece, sabe que esse não é meu comportamento habitual”, disse David em nota distribuída no fim do dia.
Clima ruim - Não que já tivesse sido bom, mas deputados estaduais afirmam que o momento não é dos melhores na Assembleia Legislativa do Amazonas, faltando menos de um mês para a eleição do novo presidente da Casa. Com parlamentares deixando comumente o plenário em dias de votação, o ambiente para se trabalhar ficou quase insustentável, conforme apurou a coluna. Ontem foi mais um dia que os trabalhos foram interrompidos por falta de quorum.
Atentos - O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) dá início hoje à operação especial “Boas Festas”, com ações de fiscalização do comércio da capital e Região Metropolitana. O objetivo é verificar os produtos e alimentos da época natalina.
Multa - Os estabelecimentos que forem flagrados vendendo produtos irregulares serão notificados e terão os produtos apreendidos. Os responsáveis terão um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem, estando sujeitos às penalidades previstas na lei, como advertência e multa, que pode chegar a R$ 1,2 milhão.
Inscritos - O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho do Adolescente no Amazonas irá anunciar, dia 11 de dezembro, os cinco finalistas do concurso cultural que tem como tema “A Importância da Aprendizagem profissional: Instrumento de Transformação de Vidas e Geração de Oportunidades.” Cerca de 600 jovens aprendizes do Centro de Ensino Literatus estão concorrendo.