Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022
Sim e Não

Amazonas ‘em peso’ na sabatina


Omar-Braga-e-Plinio-e1598918263608_98CD9CB3-0C92-49FF-A79C-1B437E95B50B.jpg
01/12/2021 às 07:03

Os três senadores do Amazonas devem participar, hoje, da esperada sabatina de André Mendonça na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União foi indicado por Jair Bolsonaro para vaga no STF em julho. Desde então, ele espera a chance de defender seus “dotes jurídicos” e habilidades para o cargo diante dos senadores, que precisam aprovar a escolha do presidente.  Após a sabatina na CCJ, a indicação é votada e, se aprovada, vai a plenário.

Trio - Eduardo Braga (MDB), Omar Aziz (PSD) e Plínio Valério (PSDB) estão entre os 27 titulares da CCJ. Para a coluna, Plínio comentou que André Mendonça deve ser aprovado na Comissão (com o voto favorável dele), mas que percebe articulação para tentar reverter a votação em plenário. As duas votações são secretas.

Temas -  Sobre os temas que devem pautar a sabatina, Plínio avalia que o foco sejam atos de Mendonça enquanto ministro e titular da AGU. Para Omar Aziz, que também falou ao Sim & Não, o candidato ao STF precisa “ter uma posição muito clara” quanto à constitucionalidade dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Cursos -  A Câmara Municipal de Manaus lança hoje o EscolegisCMM, programa de qualificação profissional criado na gestão de David Reis (Avante)  para oferecer, todos os meses, 25 mil vagas à população. Serão 77 cursos, em plataforma de EaD, nas áreas de Gestão Pública, Administração e de Idiomas.

Casa própria - Após 29 anos e três instalações  alugadas, o Sebrae Amazonas inaugura hoje sede própria no município de Manacapuru. O prédio terá o nome do ex-presidente do Sebrae-AM e da Federação da Agricultura e Pecuária do  Amazonas (Faea), Eurípedes Ferreira Lins (In Memoriam).

Super Graci - A Diretoria de Vendas da TIM no Centro-Oeste e no Norte tem novo comando. Mãe de Eva e grávida de oito meses de Mel, Graciela Berlezi vai liderar um time de 450 profissionais, responsáveis pelos canais de venda para clientes finais e micro e pequenas empresas no DF e 11 estados nas duas regiões.

Expansão  -  Manaus, Boa Vista e Porto Velho vão ganhar novas lojas do Super Nova Era em 2022. O anúncio foi feito na celebração de 10 anos da empresa no Norte, onde já tem 15 lojas.  A expansão mantém a linha cash & carry, voltada tanto para quem compra no atacado  como no varejo.

Marília - A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado  aprovou ontem projeto que cria critérios para sinalização de linhas aéreas de transmissão de energia. O PL 4.009/2021, do senador Telmário Mota (Pros-RR), recebeu parecer favorável da senadora Kátia Abreu (PP-TO), que apresentou emenda para denominar a proposta como Lei Marília Mendonça.

Merecido - A Associação Nacional de Jornais (ANJ) entrega hoje, em cerimônia virtual, o Prêmio Liberdade de Imprensa de 2021. O Consórcio de Veículos de Imprensa e o Projeto Comprova são os vencedores, por seu trabalho no combate à pandemia no Brasil.

Merecido 2 - Para Marcelo Rech, presidente da ANJ, o prêmio reconhece o jornalismo profissional como atividade em favor do bem comum: “É um  antídoto contra a manipulação dos fatos com objetivos autoritários e obscurantistas”.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.