Terça-feira, 01 de Dezembro de 2020
História

Resgate de prédios históricos

Maurício Grillo tem o desejo de ver prédios históricos da capital restaurados



mh_23_4D3374C1-3400-4DE3-A124-B0950FE77BAB.jpg Foto: Iago Albuquerque
24/10/2020 às 16:08

Manaus coleciona inúmeros prédios e casarões abandonados que contam histórias da cidade como a época áurea do ciclo da borracha. E isso incomoda há anos o professor de História do Colégio Amazonense Dom Pedro II, Maurício Gonçalves Grillo, 50, que presentearia a capital, neste aniversário de 351 anos, com o resgate histórico dos prédios tradicionais da cidade.

“Eu como professor na função de historiador de carreira como sou há anos lotado aqui dentro deste colégio, uma questão que me preocupa muito é o estado de abandono e falta de conservação do patrimônio histórico”, destacou. “Os prédios que são tombados pelo patrimônio histórico estão muito mal conservados por que só se tem visão para o Teatro Amazonas e ele sozinho não faz a história de Manaus”.



Um dos prédios que ele resgataria é o Colégio Amazonense Dom Pedro II, localizado na avenida Sete de setembro, no Centro de Manaus, onde leciona há mais de 20 anos. De acordo com o professor de história, o prédio centenário não recebe melhorias há um pouco mais de uma década. “Este colégio aqui, por exemplo, ele faz a história do Amazonas. São 151 anos de colégio e há treze anos que ele não tem uma reforma, a estrutura não está boa, falta conservação, falta carinho de modo geral”, destaca ele, que enumera os problemas que o prédio possui.

“A questão da precariedade aqui abrange vários ambientes, por exemplo, o nosso laboratório de ciências se encontra desativado, a nossa biblioteca está desatualizada em termos de conteúdo. Esse prédio tem muito que contar. Ele era para ser a vitrine da educação no Amazonas, mas infelizmente não é”.

Além do Colégio, há dezenas de outros prédios públicos abandonados e que escondem a história de Manaus. “São muitos os prédios abandonados, prédios lindíssimos da época da borracha e não se toma uma providência. Eu gostaria que neste aniversário de Manaus, a cidade fosse premiada com um projeto que revitalizasse isso. É uma falta de respeito e de carinho, e o que me deixa mais decepcionado é que passam tantos líderes e não fazem nada”, afirma ele que relembra de prédios antigos como a Alfândega de Manaus e o Museu do Porto, ambas localizadas no Centro Histórico da capital.

RELAÇÃO COM MANAUS

O professor de história, Maurício Gonçalves Grillo, é nascido em Manaus e morador do bairro de Aparecida, na zona Sul. Ele se emociona ao falar da relação que tem com o Colégio Amazonense o qual é a sua segunda casa durante anos.

Para ele, a capital precisa recuperar suas raízes seja pelos monumentos históricos, prédios antigos e pelas praças que foram significativas no passado. “Estudar a história da capital é fantástico desde os primórdios, a chegada dos europeus e principalmente a era da borracha, Manaus era poderosa e capaz de concorrer com qualquer cidade do mundo por ser tão rica na época e esse registro dessa época ainda continua aí mas em decadência”, comentou.

“Manaus era uma cidade romântica com praças belíssimas que enfeitava toda a nossa capital, hoje as que existem poderiam ser melhor tratadas e infelizmente não são”.

DOCUMENTOS HISTÓRICOS

O Colégio Amazoense Dom Pedro II possui um acerto histórico e documental que podem ser consideradas relíquias e datam do século 19. Entre os documentos, tem livros de portarias, atas da direção da escola, ofícios e circulares estão ganhando uma organização arquivística, com digitalização e tratamento preventivo de conservação dos mesmos, além da proposta de funcionalidade e permanência do acesso público ao acervo através de um Centro de Documentação no 1º piso da própria escola.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.