TCE-AM exige listagem completa de vacinados em 72 horas
Reportagem teve acesso a uma lista parcial que engloba 3.608 dos 5.257 já vacinados na capital amazonense. Pedido de disponibilização do documento foi feito pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM)

Em reunião extraordinária, o Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) deu o prazo de 72 horas para que a secretaria municipal de Saúde, Shádia Fraxe, e o secretário estadual de Saúde, Marcellus Câmpelo, apresentem a lista completa de pessoas a serem vacinadas nessa primeira fase de imunização contra a Covid-19 no Estado. Além da apresentação da lista nominal, também foi determinada a criação de um site na internet para o acompanhamento transparente da sociedade.
(*Inicialmente, a reportagem foi publicada com o título 'Semsa divulga relação parcial de vacinados em Manaus'. Mas a manchete não condizia com a realidade, uma vez que a lista não foi tornada pública pela secretaria. A informação foi corrigida às 17h55).
A reprtagem teve acesso a uma lista parcial com o nome de 3.608 dos 5.257 já vacinados na capital amazonense. Na troca de mensagens entre a Secretaria Municipal de Saúde e o TCE-AM, obtida reportagem, a Semsa alegou dificuldade na inclusão dos nomes, já que é um processo feito manualmente, por meio de sistema próprio desenvolvido pela Semsa.
"Registra-se que tão logo os registros sejam complementados, a listagem também será complementada", informou a secretaria ao órgão.
Pela urgência do caso, a Corte estendeu o prazo para apresentação da lista nominal. No entanto, deixou claro que o não cumprimento do mesmo acarretará em graves consequências aos gestores públicos, com iminente aplicação de multas (de até R$ 68,2 mil) e recomendação de afastamento dos secretários de saúde.