Quarta-feira, 05 de Agosto de 2020
EM MEMÓRIA

Prefeitura de Manaus decreta luto oficial pela morte do ambientalista Alfredo Sirkis

Jornalista, escritor e ambientalista, Alfredo Sirkis morreu aos 69 anos, vítima de acidente de carro no Rio de Janeiro



10_07_2020_alfredo_sirkis-2_05CC23D4-01B8-41FA-A61B-F18A9F214A13.jpg Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
11/07/2020 às 09:54

O prefeito de Manaus, Arthur Neto, externou pesar pela morte do escritor e ambientalista Alfredo Sirkis, aos 69 anos, vítima de acidente de carro no Rio de Janeiro, nessa sexta-feira (10), e disse, por meio de nota, que irá decretar luto oficial de três dias na cidade.

“Alfredo Sirkis nos deixou, um grande ambientalista. Perdi um companheiro, perdi um amigo de imensa ternura. Sirkis foi um dos fundadores do Partido Verde, tinha grande influência na política nacional, culto, de imensa coragem cívica e física. Ocupou, até o ano passado, o cargo de coordenador-geral do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, era um líder ambientalista que merece todas as homenagens do povo de Manaus. Já deixa saudades”, disse Virgílio.



Sirkis era jornalista e se notabilizou na luta pelo meio ambiente. Foi deputado federal pelo Rio de Janeiro entre 2011 e 2014. Era diretor executivo do Centro Brasil no Clima (CBC) e foi coordenador do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima de 2016 e 2019.

Na Câmara Federal, presidiu a Comissão Mista de Mudança do Clima do Congresso Nacional e foi um dos vice-presidentes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

Integrou as comissões executivas do International Council for Local Environmental Initiatives e do Metrópolis. Foi um dos fundadores do Partido Verde e um dos líderes do movimento ecológico no Brasil.

Como jornalista e escritor, foi autor de nove livros, incluindo Os Carbonários, vencedor do Prêmio Jabuti de 1981. Sirkis iniciou seu trabalho no jornalismo em 1973, em Paris, onde estava exilado, no jornal Libération, dirigido pelo escritor Jean-Paul Sartre.

Sirkis era conhecido pelo bom trânsito com políticos dos mais variados espectros, sempre aberto ao diálogo, mas sem deixar suas convicções de lado, principalmente a luta pelo meio ambiente.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.