Terça-feira, 01 de Dezembro de 2020
ALERTA

Mais de 100 mil servidores do AM devem realizar recadastramento

A iniciativa, que é dedicada para aposentados e pensionistas do Estado do AM, vai acontecer durante todo o ano de 2020, seguindo um calendário especifico conforme a data de aniversário



servidor_0E65C4A3-B70E-40A6-B867-D999CF4F19C1.JPG Foto: Divulgação
07/01/2020 às 08:16

Com a intenção de sanar possíveis inconsistências na folha de pagamento pelo Governo do Amazonas, mais de 100 mil servidores públicos, aposentados e pensionitas deverão começar, a partir do dia 13 para quem nasceu em janeiro, a fazer um recadastramento em uma agência Bradesco. A iniciativa, que pela primeira vez será de forma unificada, vai acontecer durante todo o ano de 2020, seguindo um calendário especifico conforme a data de aniversário do servidor do Estado. 

E quem perder o prazo vai ter o pagamento suspenso até que a situação seja sanada no sistema, que esta sendo coordenado pela Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead). “É uma exigência do eSocial que deve entrar em  vigor em breve. Nós esperamos obter um resultado positivo, uma vez que  iremos verificar todos os servidores. Documentações, se estão trabalhando, idades de dependentes, que é um fator de contribuição que não está sendo  atualizado. Além de identificar aqueles funcionários que já faleceram ou que não existem.  Identificar  situações especificas desses descontos que são feitos”, explicou a secretária da Sead, Inês Carolina Simonetti. 



O calendário, segundo ela, foi divulgado no dia 7 de outubro do ano passado, juntamente com o Decreto nº 41.350, que normatiza todos os detalhes do  recadastramento. “Quem não fizer o seu recadastramento no mês do seu aniversário, no período especificado no cronograma terá o salário suspenso no mês subsequente. Então, vendo que não se recadastraram, que houve um erro da parte deles, devem procurar o RH e a agência bancária restabelecendo esse cadastro. O calendário tem que ser respeitado, porque é um calendário  acordado entre o Governo do Estado e o banco Bradesco, que é o parceiro nesse recadastramento”, ressaltou a secretaria afirmado que a situação não vai trazer prejuízo para o servidor. 

Inês esclareceu que a medida vai ajudar nas contas do governo, mas não soube estipular o valor econômico com esses ajustes. “Nós esperamos atingir uma grande economia com relação aos pagamentos que são feitos e a identificação de servidores que não existem, porém não temos expectativa de quanto seria essa economia”, afirmou.
 
Sobre a medida, o presidente do Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas, Fundação Amazonprev, André Luiz Zogahib, explicou que a mesma já vinha sendo feita pelo órgão,  mas não como será feita a partir de agora. “A diferença desse procedimento para os demais que nós já fazíamos é que ele é uniforme em todo o território nacional. A gente já vinha fazendo esse serviço por meio de diversos parceiros e hoje com o Bradesco e a Sead, uniformizamos isso. Hoje, em todo o Amazonas ou em qualquer local do território nacional, basta que o aposentado ou pensionista procure uma das agências do Bradesco para fazer o seu recadastramento”, explicou.  

Ele ressaltou ainda a importância desse recadastro e pede atenção dos servidores, aposentados e pensionistas, quanto aos prazos. “Os pagamentos dessas pessoas será interferido se eles não obedecerem o calendário, como já acontecia antes. Então, pedimos que todos os servidores públicos fiquem atentos e atenda o calendário para que não tenha o salário suspenso no mês subsequente”, alertou Zogahib. 

Os detalhes dos procedimentos, documentações e demais informações sobre o recadastro podem ser consultadas nos endereços eletrônicos www.sead.am.gov.br ou  www.amazonas.am.gov.br. 


 

News 67871831 2375776725837034 8549020935401766912 n b8a48296 b506 45ea 8ef1 41a701c3e456
Repórter de Cidades
Formada em 2010 pela Uninorte, é pós-graduada em Assessoria de Imprensa e Mídias Digitais pela Faculdade Boas Novas. Repórter de Cidades em A Crítica desde 2018.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.