Sexta-feira, 07 de Agosto de 2020
COVID-19

Isolamento: trânsito aumentou 24% nas últimas duas semanas em Manaus

Análise da Fiocruz, a partir de dados do Waze, mostra como a população voltou a circular mais, antes mesmo do relaxamento oficial nas medidas de isolamento



show_WhatsApp_Image_2020-05-18_at_12.59.27_B7622260-F40A-4322-BDC5-BD75C46763B7.jpeg Foto: Arquivo/A Crítica
09/06/2020 às 16:08

Uma equipe de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) constatou que a população começou a circular mais por Manaus há duas semanas, antes mesmo de o relaxamento das medidas de isolamento ser efetivamente adotado pelo Governo do Amazonas.

Segundo o levantamento, divulgado nesta terça-feira (9), o tráfego cresceu 24% na capital entre 23 de maio e 3 de junho. Essa constatação foi feita a partir de dados da intensidade do trânsito de veículos, usando técnicas de big data, a partir do aplicativo Waze.



Além de Manaus, o estudo também monitorou o trânsito em outras quatro capitais: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Porto Alegre (RS). Em todas elas houve crescimento no tráfego.

Esses engarrafamentos aconteceram principalmente de segunda a sexta-feira, mas em Manaus foi constatado que o trânsito aumentou também nos fins de semana.

Usando os sinais de posição (GPS) de telefones celulares para medir a velocidade do trânsito e a ocorrência de engarrafamentos, o estudo constatou que, desde meados de março (quando começou o isolamento social), houve forte redução do trânsito em todas as cinco metrópoles. Porém, nas últimas duas semanas, registrou-se um aumento médio de 20% nos engarrafamentos de trânsito nessas cinco regiões metropolitanas. 

Christovam Barcellos, geógrafo, especialista em Saúde Pública e vice-diretor do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fiocruz, diz que essa constatação complementa estudos de outras instituições e informações de jornais que vêm indicando uma queda na adesão ao isolamento social.

“Por que as pessoas estão andando mais de carro? É possível que tenha havido um aumento nas atividades de trabalho, ou na urgência em resolver outras        questões cotidianas, após tantas semanas de isolamento. O ponto é que, em cidades como Manaus, observa-se também a ocorrência de engarrafamentos nos fins de semana, o que indica que a população está saindo de casa a lazer”, alerta.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.