Sábado, 04 de Julho de 2020
MEIO AMBIENTE

Ipaam investiga derramamento de óleo no igarapé do Gilberto Mestrinho

Comunitários informaram que, além do produto no igarapé, havia cheiro de fumaça durante a madrugada e indicaram duas possíveis empresas



ipaam_D1051608-11A6-4E45-AE0A-2C00200E7224.JPG Foto: Divulgação
18/04/2020 às 13:04

Após denúncias de moradores, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) visitou e coletou dados do produto químico derramado no igarapé que passa ao lado da rua Palmeira do Miriti, bairro Gilberto Mestrinho, Zona Leste de Manaus. A operação contou com apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental do Amazonas.

De acordo com o gerente de fiscalização do Ipaam, Hermógenes Rabelo, os comunitários informaram que, além do produto no igarapé, havia cheiro de fumaça durante a madrugada e indicaram duas possíveis empresas.



“Ao recebermos a denúncia, fomos visitar as empresas suspeitas e, até o momento, não houve comprovação de ilícito ambiental”, afirmou.

A equipe técnica visitou ainda outras empresas localizadas próximas ao incidente, realizou sobrevoo com drone e coletou amostra do resíduo.

"Recolhemos uma amostra e vamos solicitar a análise química para identificar o produto e os possíveis responsáveis que manipulam este tipo de produto. Não descartamos nenhuma hipótese, inclusive de ter não vindo diretamente de uma empresa, mas um possível despejo com caminhão", acrescentou Rabelo.

O Ipaam informa que a denúncia feita por parte dos moradores é de grande importância para colaborar com o trabalho da fiscalização. "Contamos com a população para combater os ilícitos ambientais", finalizou o gerente de fiscalização do Órgão.

O número para denunciar crimes ambientais é 98445 7379.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.