Sexta-feira, 07 de Agosto de 2020
ADIANTAMENTO

Governo do AM decide adiantar pagamento do 13º salário para o final de junho

Conforme Wilson Lima, os pagamentos da primeira parcela serão efetuados nos dia 25 e 26 de junho. Decisão injetará R$ 220 milhões no Estado, atendendo a 113 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas



show_wilson_lima_7CBD0817-6B68-460B-9C74-9AC6BE82EDF3.jpg Foto: Divulgação
08/06/2020 às 11:39

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou que pagamento da primeira parcela do 13º salário será adiantado este ano, com pagamento a ser efetuado nos dias 25 e 26 de junho. Ao todo, será uma injeção de R$ 220 milhões no Estado, atendendo 113 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas.  A decisão foi anunciada em entrevista coletiva sobre as medidas de apoio à retomada econômica.

Wilson disse também que o pagamento dos salários dos servidores públicos do estado do Amazonas está garantido até o final do Ano. O governador informou que mesmo em meio a uma pandemia, o pagamento pôde ser realizado após cortes de contratos e reavaliação de alguns serviços prestados ao estado.



“Nós conseguimos garantir essa reserva de recursos para atender esse pleito do servidor público e entendendo que essa mão de obra é responsável pela garantia dos serviços essenciais do estado como saúde, segurança e demais áreas”, disse.

Lima disse também que as medidas tomadas fazem parte de um processo de saída da pandemia, proveniente da queda do número de mortes em função da Covid-19 no estado do Amazonas. Segundo Wilson, o governo está dando atenção devida aos municípios do interior e que a quantidade de procura às unidades de saúde na capital diminuiu sensivelmente.

Questionado se o estado teria deflagrado ações de fiscalização para as regras implantadas para a reabertura gradual do comércio, o governador alegou que é preciso que haja o respeito às regras do distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel, mas que o objetivo não é punir ou multar empresários.

“Nosso objetivo é trabalhar no convencimento dessas pessoas para que façam sua parte”, disse. Wilson seguiu dizendo que o comércio está caminhando bem e que há constante diálogo com as associações, que, segundo ele, vem fazendo sua parte.

O governador aproveitou o espaço, e fez ainda um apelo à população e pediu contribuição de todos. “Cada um tem que fazer sua parte. Peço a população que faça sua parte. Quanto maior for o nosso esforço, mais rápido a gente vai conseguir sair dessa situação tão complicada e tão difícil”, salientou.

Maria Luiza Dacio
Repórter do Caderno A do Jornal A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.