Terça-feira, 02 de Março de 2021
DESISTÊNCIA

Ex-vereadores que ganharam cargos na Manauscult terão nomeação cancelada

Segundo o prefeito de Manaus, David Almeida, diretor-presidente do órgão ligou para ele pedindo que as nomeações de 'três ou quatro pessoas' fossem tornadas sem efeito, ou seja, anuladas



setorcultural_0A2C3338-9E3E-4645-8CDE-1909EAFA4B36.JPG
21/01/2021 às 18:31

Após pressão da classe artística, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) anunciou, que a pedido do titular da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), ex-vereador Alonso Oliveira, vai tornar sem efeito nomeações feitas para Manauscult.

O anúncio foi feito em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira após a repercussão negativa da nomeação dos ex-vereadores André Luiz (PL), Carlos Portta (PSB), Elias Emanuel (PSDB) e Reizo Castelo Branco (PTB)  para cargos na Manauscult. “O secretário de cultura me ligou pedindo para tornar sem efeito a nomeação de três ou quatro pessoas e vou atendê-lo”, disse.



O prefeito não citou quais deles deixarão a cúpula da fundação, mas Portta já confirmou que é um deles. Elias Emanuel também disse que está fora, em vídeo publicado nas redes sociais.  Na publicação, ele informa que vai se dedicar à atividade jornalística. Reizo anunciou o desligamento da pasta no início desta noite.

"Houve uma grita muito grande por parte dos artistas e de intelectuais. Não estou aqui para ser empecilho no canal de comunicação entre o prefeito David Almeida que está começando a gestão dele no meio de uma pandemia e qualquer categoria. Por isso, prefeito, muito obrigado pela oportunidade, mas deixo o cargo a sua disposição”, disse Elias.

David afirmou que as equipes das secretarias são montadas pelos titulares e que não tem ingerência na escolha dos nomes, apesar do decreto de nomeação conter a assinatura do prefeito.

“Nomeações é de responsabilidade dos secretários. Estou trabalhando tanto que não estou tendo tempo de ficar ‘ticando’ nome. Quem é esse? Filho de quem? Irmão de quem? Sobrinho de quem? Qual o título de eleitor? Qual a qualificação dele? Não dá. Querem jogar a culpa onde não tem culpa”, disse.

Carlos Portta, nomeado como gerente do Café Teatro, comunicou o desligamento da pasta. “Não tenho o interesse em causar constrangimento à prefeitura Municipal de Manaus”, informou.

Em nota de esclarecimento, Reizo agradeceu o convite feito por Alonso que, segundo ele, foi uma escolha técnica em razão da ligação e experiência com o órgão durante os três mandatos do vereador. "Manaus precisa de união para enfrentarmos juntos o momento mais delicado em que a nossa cidade passa. Deixo o cargo à disposição para me dedicar na luta contra o Covid-19 e estarei sempre pronto para novos projetos para servir a população",  diz trecho da nota divulgada nas redes sociais.

A reportagem entrou em contato com o titular da Manauscult, Alonso Oliveira (Avante), mas ele não atendeu às ligações e nem respondeu as mensagens pelo WhatsApp.

Nomeações

André Luiz foi nomeado para o cargo de assessor técnico III. Elias escolhido como diretor do Departamento de Grandes Eventos e Reizo diretor do Departamento de Difusão Cultural, conforme publicação no DOM (Diário Oficial do Município de Manaus) do dia 20. O ex-vereador Marisson Roger (PP) foi agraciado com o cargo de assessor técnico II, segundo nomeação disponível no DOM do dia 16.

News larissa 123 1d992ea1 3253 4ef8 b843 c32f62573432
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.