Sexta-feira, 27 de Novembro de 2020
INAUGURAÇÃO

Delegacia Anticorrupção é inaugurada e investigações têm início no AM

Comandada pelo delegado Guilherme Torres, a Deccor irá investigar crimes de corrupção praticados contra a administração pública, nas esferas estaduais e municipais



e56c39d8-d221-409e-b745-57bf4756a731_D6D80FC0-1D2A-45D1-98AD-AE1791AF8B9A.jpg Foto: Junio Matos
05/10/2020 às 10:46

A Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor) da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (5). A nova unidade policial funcionará na avenida Professor Nilton Lins, Conjunto Parque das Laranjeiras, bairro Flores, zona Centro-Sul da capital, com a missão de investigar crimes de corrupção praticados contra a administração pública, nas esferas estaduais e municipais.

Além das investigações, a nova delegacia deve focar nas ações de repressão e prevenção ao delito, atuando na apuração de toda e qualquer forma de corrupção e desvio na apuração de toda e qualquer forma de corrupção e desvio de recursos públicos praticados contra o patrimônio. A Lei 5.211/2020, que trata da criação da delegacia, foi sancionada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 14 de agosto deste ano. Desde então, a unidade vem sendo estruturada para oferecer um atendimento de qualidade à sociedade amazonense.



“Desde o início do governo estamos trabalhando para aumentar os trabalhos da polícia. Tínhamos no início, uma delegacia da mulher, hoje temos três. Somado a isso, temos uma nova delegacia da criança e recentemente inauguramos a Rocam Motos. Hoje o que estamos fazendo aqui é dando mais um instrumento para auxiliar órgãos de controle como o Ministério Público, Tribunal de Contas e o de Justiça. Essa é mais uma estrutura da qual a gente se orgulha. É mais um resultado que afirma que estamos no caminho certo”, declarou Wilson Lima.


Para Wilson Lima, o Amazonas está 'no caminho certo'. Foto: Junio Matos

Investimentos

A delegada-geral da PC-AM, Emília Ferraz, anunciou também que a delegacia recebeu aproximadamente R$ 300 mil de incentivos do governo federal para a aquisição de equipamentos.

“A Deccor é uma das unidades beneficiadas pela entrega de novos equipamentos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). No mês passado, o órgão fez a entrega de 500 novos computadores para atender às necessidades de melhoria das forças de segurança”, afirmou Emília.

Investigações

O delegado Guilherme Torres, titular da Deccor, reforça que será realizado um trabalho de prevenção e repressão ao delito. Guilherme afirmou ainda que já há investigações em andamento.

“Nós já temos algumas investigações em andamento. Inicialmente iremos visitar os municípios da região metropolitana, onde vamos falar com as câmaras municipais. Já temos alguns contatos, faremos audiências públicas. Deixaremos a delegacia à disposição da sociedade. Nós temos recebido denúncias de todo jeito, por e-mail, de pessoas que vem aqui. Todas essas denúncias vão ser apuradas e tratadas pelos procedimentos cabíveis”, descreveu o titular.


Segundo Guilhereme Torres, já existem investigações em andamento. Foto: Junio Matos

Guilherme Torres relatou ainda que está em contato com os titulares de outras Deccors do país.

“Essa delegacia tem três fases: efetiva implementação; aumento da capacidade de policiais; e por fim, a operação a todo vapor e inclusive em outro lugar. Estou em contato com as Deccors do Brasil inteiro. E estamos tratando de fechar convênios com outros órgãos de fiscalização e segurança também”, relatou o delegado.

Denúncias

Para os interessados em realizar denúncias, a delegada-geral Emília Ferraz informa que podem ser feitas por meio do disk-denúncias 180 e 190. A denúncia será encaminhada para o órgão responsável que irá repassar a unidade policial. Além disso, a delegada ressalta que pensando no alcance a todos os 62 municípios do Amazonas, as denúncias poderão ser realizadas via formato digital, pelo site delegaciainterativa.am.gov.br

“Temos a capacidade não só de trazer pessoas para serem ouvidas como também deslocar equipes pela comunicação. Outra forma de fazer denúncias é pela internet. Então não terá problema de comunicação”, ressaltou Emília.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.