Domingo, 27 de Setembro de 2020
AÇÃO SOLIDÁRIA

Crianças carentes ganham noite de alegria e diversão em circo de Manaus

Muitas das 17 crianças, de bairros carentes das zonas Oeste e Centro-Oeste da capital, nunca haviam ido a um show circense. Ação solidária do Instituto Emanuel Rei Davi levou os pequenos para conhecer o Circo Marcos Frota



1596725296262_341259347_B04FD81C-E6DC-4F1D-8F95-0386D8AFFEA1.jpg Foto: Divulgação
06/08/2020 às 10:51

Dezessete crianças de áreas carentes dos bairros Nova Esperança, Lírio do Vale e Alvorada, situados nas Zona Oeste e Centro-Oeste da capital, respectivamente, foram contempladas com um espetáculo do Circo Marcos Frota, na noite dessa quarta-feira (5). “Eu gostei bastante, nunca tinha vindo a um circo”, disse Micaela Xavier, de 12 anos.

A ação foi organizada pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Rei Davi, sediada no Nova Esperança. Do grupo contemplado, sete crianças nunca haviam ido a um show circense. Segundo a psicóloga Larissa Navarro, a ideia da ação havia surgido antes da pandemia do novo Coronavírus.



“Nessas áreas de vulnerabilidade social, algumas famílias não têm condições de proporcionar lazer às suas crianças, então, ao percebemos isso, surgiu o interesse de levar diversão a esses pequenos”, disse.

Relembrando o dia, a profissional conta que as crianças ficaram maravilhadas. “Amaram o palhaço, a estrutura, foi maravilhoso. Compramos um kit de lanches para elas, todas receberam um brinquedo de palhaço lá”, contou.

Navarro considera, como psicóloga, que o momento ficará registrado na memória dos jovens, representando alegria e esperança.

Após o retorno das atividades do circo, a psicóloga contatou a empresa, que ofereceu um show de cortesia a trinta crianças. Além dos 17 pequenos, o instituto também levou ao espetáculo sete voluntários do bairro Nova Esperança, que estão sendo preparados pela instituição para ingresso no mercado de trabalho, segundo Navarro. O restante do grupo foi composto por funcionários do instituto.

Essencial à saúde mental

Navarro salienta que a permanência em casa, longe da escola e do convívio social, pode trazer dificuldades à saúde mental das crianças, especialmente as que vivem em condições economicamente vulneráveis. “No caso delas, o espaço físico e qualidade de alimentação fica reduzido”, disse.

Segundo ela, proporcionar momentos de lazer é essencial para levar alegria, esperança e a experiência de um ambiente novo aos pequenos, bem como a melhoria da autoestima, confiança e a produção dos hormônios: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina, conhecidos como “quarteto da felicidade”.

A profissional mencionou que é necessário combater as notícias negativas do dia a dia com momentos de alegria, para impedir a proliferação de tristeza no humor das crianças.

Ações voltadas à inserção no mercado 

O instituto Emanuel Rei Davi oferece atendimento psicossocial, orientação jurídica, palestras, convênios com dentistas e óticas e cursos de qualificação profissional em áreas que abrangem desde barbearia, corte e costura, até informática.

Localizada na rua Marquesa Alorna, do bairro Nova Esperança, a instituição conta com os seguintes números para contato:  (92) 3877-5850, (92) 99314-9051, (92) 98484-7636, (92) 98189-7636.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.