Segunda-feira, 25 de Maio de 2020
ZONA NORTE

'Chance de reverter reintegração é mínima', diz advogado de moradores do Monte Horebe

Convocado por moradores da comunidade, o advogado Jonata Ribeiro afirmou ao A Crítica que tentará recorrer contra a reintegração em tribunais superiores



8b2b3f85-8b4b-42c1-a8eb-9e89d28b4990_1882033B-5916-4FBA-ABA8-1C1B48C6E591.jpg Foto: Euzivaldo Queiroz
02/03/2020 às 12:35

O advogado Jonata Ribeiro, representante convocado pela comunidade do Monte Horebe, afirmou ao A CRÍTICA que, apesar de uma tentativa de recorrer à Justiça para que não ocorra a reintegração de posse no local, a possibilidade de a situação ser revertida é mínima.

"Nós estamos tentando um recurso e há possibilidade dele ir para tribunais superiores. Mas a possibilidade é mínima, temos que ser verdadeiros, porque todo um conjunto de situação foi criada, utilizando todas as instituições, e aí surpreendeu os moradores que estavam esperando algum tipo de recurso e, agora, ficou muito difícil reverter essa situação em nível estadual".



O advogado também questionou o cadastramento prometido pelo Estado aos moradores.

"Está acontecendo a derrubada [das moradias] sem que haja o cadastramento e as pessoas estão esperando pacificamente aqui esse cadastramento e, a partir disso, tornariam outras decisões de quem teria de direito e quem não".

Apesar disso, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), o trabalho de identificação e triagem das famílias está sendo realizado no Colégio Militar da Polícia Militar VI, no conjunto Viver Melhor, na mesma Zona. No local, órgãos de assistência social como a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), devem distribuir as pessoas para abrigos provisórios.

Ainda conforme a SSP, terão direito a soluções de moradia as pessoas que comprovarem que residiam na ocupação e que não têm para onde ir. As informações do levantamento social serão analisadas pela Suhab, órgão responsável por definir as soluções de moradia mais adequadas.

Durante a manhã de hoje, o governador Wilson Lima anunciou o pagamento de R$ 600 por parte do governo do Amazonas para as famílias até que se encontre uma solução definitiva de moradia.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Desocupação Monte Horebe



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.