Terça-feira, 14 de Julho de 2020
POLÍTICA-

Câmara adia análise de requerimento sobre obra no Distrito Industrial

Esclarecimento do uso de pessoal e mão-de-obra do órgão de infraestrutura em uma obra particular de uma empresa do Distrito Industrial de Manaus, foi adiado pela segunda vez na CMM



show_1__11__B0CF7E6C-2D1C-4422-A691-D4C8C2C3ADEF.jpg Foto: Divulgação
18/03/2020 às 13:53

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) decidiu nesta quarta-feira (18) adiar pela segunda vez a apreciação do requerimento de informação dirigido à Secretaria de Infraestrutura (Seminf) de autoria do vereador Chico Preto (DC), que pede a secretaria o esclarecimento do uso de pessoal e mão-de-obra do órgão de infraestrutura em uma obra particular de uma empresa do Distrito Industrial de Manaus. 

O presidente da Casa, vereador Joelson Silva (PSDB) explicou que o prazo de vistas solicitado pelo vereador líder do prefeito (Podemos) Marcel Alexandre não venceu e com isso o requerimento será apreciado na próxima sessão ordinária, na segunda-feira.



Nesta segunda feira (16), a base do prefeito Arthur Neto na CMM se articulou para pedir vistas do requerimento de informações do vereador Chico Preto. Vereadores da base governista pediram a derrubada por verem no requerimento uma "CPI indireta".

O vereador oposicionista Chico Preto chamou hoje o movimento da base aliada do prefeito  de manobra “para tentar esquentar” o possível desvio de asfalto e o uso de maquinário da Prefeitura de Manaus em obra particular.

“O fato em si é grave, uma máquina com nome (da empresa) tapado, um maquinista que saiu correndo, mostrando que certamente é uma obra irregular, um gerente de uma empresa dizendo que a obra foi oferecida na porta dele. Parece que asfalto virou Avon”, protestou.

Marcel Alexandre disse que o requerimento traz “uma grave acusação” contra, segundo ele, “um trabalhador” que tem um problema de saúde na família e que por isso vai entregar um parecer documentado. 
 
O artigo 196 do regimento interno da Câmara Municipal de Manaus estabelece o limite de três, os pedidos de vista de matérias submetidas à discussão, vedada a solicitação sucessiva do mesmo vereador em seu trâmite e nas proposições em regime de urgência, dispondo de quarenta e oito horas corridas de prazo, a partir da data de solicitação, obrigando-se, no caso de divergência, a apresentar manifestação por escrito. 

Outro requerimento

Mais um requerimento para apurar o uso de maquinário e asfalto da Prefeitura de Manaus em obra de empresa do Distrito Industrial foi editado na Câmara Municipal de Manaus nesta terça-feira 17).

O vereador Sassá da Construção Civil (PT), autor da proposição n° 57/2020, convida o responsável legal da empresa Transzilli Transporte e Logística para prestar os devidos esclarecimentos à CMM sobre a denúncia de suposto uso de asfalto e maquinário da Prefeitura de Manaus.

Ao defender o requerimento na plenária da Casa legislativa durante o pequeno expediente da Sessão Plenária de hoje, Sassá da Construção pregou que a Câmara investigue a denúncia.

"Essa Casa aqui tem que apoiar, o povo quer saber, porque tem umas ruas aí que ainda estão faltando asfalto. Vamos aprovar hoje a vinda do responsável da nota fiscal, do dono da empresa que comprou o asfalto", falou o vereador na tribuna”, disse o vereador.

O vereador petista membro da base de apoio ao prefeito cita que no vídeo o possível representante da empresa diz ter almoçado com um dos vereadores.

Sobre o fato, o vereador Chico Preto (DC) que fez a denúncia se defendeu e disse ter almoçado com o suposto representante da empresa alvo da denúncia durante um almoço comunitário.

"Almoçei com ele e outras novecentas e noventa e nove pessoas. Almoço comunitário. Nunca fui almoçar em empresa de quem quer que seja e se fosse, presidente, eu diria", justificou Chico.

A denúncia foi veiculada na última quinta-feira (12) por meio de uma transmissão em tempo real nas redes sociais do parlamentar municipal. No vídeo, é possível ver o político tentando falar com o provável operador da máquina de compressão, chamado por Chico de “William”.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.