Terça-feira, 01 de Dezembro de 2020
DECRETO PRORROGADO

Aumento de casos força decreto de fechamento de bares e balneários por mais 30 dias

Hospital Delphina Aziz está próximo da ocupação máxima nas UTIs. Segundo Wilson Lima, aumento de casos tem a ver com campanhas políticas que causam aglomerações no estado



119f6176-6dfd-4815-8d3c-01122f968583_ED5E25D7-9C67-49DA-AF64-100FD8829DCC.jpg Foto: Junio Matos
27/10/2020 às 11:29

O aumento de casos e de internações pelo novo coronavírus (Covid-19) em Manaus e nos municípios do interior do Amazonas resultaram na prorrogação por mais 30 dias do decreto que suspende o funcionamento de bares, praias, casas de shows, balneários e flutuantes no estado. Durante o anúncio do prolongamento da medida, o governador Wilson Lima destacou que o aumento dos casos tem a ver principalmente com as campanhas políticas que tiveram início no Amazonas e causam aglomerações.

"Os eventos políticos, convenções, reuniões, caminhadas, fizeram com que os casos aumentassem no interior. Também estamos tendo a antecipação do período chuvoso, o que aumenta a incidência de doenças respiratórias", disse. "Todo esse cenário tem causado uma pressão sobre a nossa rede e tem feito com que algumas unidades cheguem a sua capacidade máxima", revelou. 



Segundo Lima, o Hospital Delphina Aziz, referência no tratamento da doença atingiu, no último fim de semana, quase a totalidade das vagas dos leitos de UTI disponíveis. Ainda conforme o governador, o aumento de casos da doença já foi comunicado ao Governo Federal.

"Estamos mantendo esse diálogo e estamos ampliando em 42 leitos de UTI a capacidade de leitos no estado, além de mais 43 leitos clínicos, resultado dessa parceria. Estamos recebendo amanhã mais 30 respiradores, já havíamos recebido 30 no último domingo, além de monitores que estão vindo de Florianópolis, e uma parte de medicamentos que estão vindo da Bahia", disse, ao destacar que essas medidas visam evitar os problemas que aconteceram durante o pico da doença no estado, entre abril e maio.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.