Sábado, 23 de Janeiro de 2021
Prisão

Célula de grupo criminoso, com ramificação baiana, é presa em Manaus

Os criminosos ostentavam luxo com o dinheiro do tráfico de drogas



468df6e6-833e-4743-9505-5d81fd7940eb_D5E021C8-ACDE-4F1B-8152-B74105732E4B.jpg Foto: Divulgação
26/11/2020 às 12:51

*Colaborou Josemar Antunes

Com operações no eixo Norte/Nordeste, a célula de uma organização criminosa suspeita de negociar veículos em troca de entorpecentes, foi desarticulada ao longo de quarta-feira (24) e quinta-feira (25). Andrey do Nascimento Andrade, 21, e Henrique Teixeira Pedrosa, 23, apontados como integrantes da quadrilha, foram presos pelas equipes da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), em Manaus.

De acordo com o delegado Cícero Túlio, titular da DERFV, as investigações duraram, aproximadamente, três semanas após a equipe policial identificar que o núcleo de uma quadrilha especializada em roubar veículos e negociar por drogas estava operando em Manaus e, posteriormente, enviando o produto ilícito para o estado da Bahia, usando pessoas como "mulas", que embarcavam em voos domésticos.

"Após ter conhecimento da ramificação da quadrilha no Amazonas, iniciamos as investigações e identificamos uma célula responsável pelos roubos e furtos de veículos, tendo como finalidade trocar por entorpecentes e consequentemente remeter para os outros estados no eixo Norte/Nordeste, principalmente, com destino a capital da Bahia, Salvador. Essa droga era fracionada e parte menores eram fixadas nas vestes de pessoas, que faziam o transporte em voos domésticos com destino a cidade de Salvador, no estado da Bahia", explicou o delegado.

Prisão

Na noite de quarta-feira (24), Andrey foi preso em um shopping center, no bairro Nova Cidade, na Zona Norte, onde iria negociar uma motocicleta roubada e clonada. Com ele, os policiais civis apreenderam documentos falsos e passagens aéreas com destino a Salvador-BA, marcado para a madrugada de quinta-feira (26).

Durante as investigações, os policiais afirmam ter identidicado Henrique como responsável por dividir os entorpecentes em partes menores e fixá-las nas vestes de "mulas". O material era colocado no corpo das mulas dentro de um motel, na avenida do Turismo, no bairro Tarumã, na Zona Oeste, onde saiam preparadas para embarque no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

Henrique foi preso por volta das 23h30, em uma casa na rua Paraguaçu, no bairro Vila da Prata, na Zona Oeste. No local, os policiais apreenderam dois veículos com placas clonadas, aproximadamente quatro quilos de maconha tipo skunk e cocaína pura, além de uma balança de precisão.

Andrey foi preso por roubo em abril deste ano. Já Henrique foi preso em 2018, pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Com ele, os policiais federais apreenderam cinco quilos de drogas que tinha como destino Curitiba, no estado do Paraná.

Andrey e Henrique foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico, receptação qualificada e uso de documento falso. Eles serão encaminhados para a Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde permanecerão à disposição da Justiça.

Investigação

Após a prisão da dupla, a DERFV identificou que parte da droga já havia sido enviado e fez contato com o setor de inteligência da Rondesp Central da Polícia Militar da Bahia, que passou a monitorar o empresário Tiago Di Natali Guimarães Ribeiro, então, responsável pelo recebimento do material ilícito.

O empresário do ramo de açaí já tinha sido preso por diversas vezes por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Os policiais militares da Bahia fizeram cerco no imóvel de Tiago, em uma área nobre, mas ele conseguiu fugir em um veículo Toyota/Corolla, de cor branca, com placa RCQ-8189.

Na fuga, o empresário deixou na residência, que fica em um condomínio de luxo, na beira mar, na Zona Norte de Salvador, uma quantidade expressiva de drogas, balança de precisão, munições e um carregador de pistola. A polícia segue no encalço de Tiago e outros envolvidos no esquema da organização criminosa. }




Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.