Sexta-feira, 27 de Novembro de 2020
CONTRAFAÇÃO

Alfândega do Aeroporto apreende 780 óculos supostamente falsificados em Manaus

Representantes das marcas serão contactados e, com a comprovação da falsificação, os produtos serão destruídos



contrafeitos_C2E6993E-3164-4C01-9B66-EA0127239A25.JPG Foto: Divulgação/Receita Federal
16/07/2020 às 19:26

Servidores da seção de Vigilância Aduaneira da Alfândega da Receita Federal apreenderam uma mala de viagem com 780 óculos de um passageiro vindo de São Paulo. A mercadoria foi retida por suspeitas de descaminho e contrafação.

A apreensão aconteceu nesta quarta-feira (15) em ação rotineira de fiscalização de bagagens de voos domésticos no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Os fiscais identificaram, por meio do equipamento de raio-X, uma mala totalmente preenchida com óculos. A verificação ocorreu no pátio do aeroporto, antes de as bagagens serem entregues aos passageiros.



A equipe de vigilância identificou o passageiro e solicitou dele as notas fiscais. O mesmo apresentou duas notas que comprovavam a compra de uma pequena parte dos óculos.

Por se tratar de mercadorias assinaladas com marcas famosas, surgiram indícios de se tratar de mercadoria falsificada, em virtude principalmente do baixo preço unitário dos óculos: R$ 2,50.

Os representantes das marcas serão contactados pela Alfândega. Com a comprovação da falsificação, os produtos serão apreendidos e, posteriormente, destruídos, conforme estabelece a legislação em vigor.

O delegado da Alfândega do aeroporto Marcelo Tavares ressalta que o trabalho da Receita Federal visa o combate do comércio de mercadorias introduzidas no país de forma irregular, que gera concorrência desleal, fomenta o desemprego e expõe o consumidor final a riscos na utilização de produtos que, inclusive, possam atentar contra a sua própria saúde, uma vez que o uso de óculos falsificados pode desencadear complicações como estafa da visão, desvio ocular, desconforto e dor nos olhos.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.