Quarta-feira, 05 de Agosto de 2020
PROJETO PIONEIRO

Em Parintins: projeto de clube de remo pode ser o primeiro do interior do AM

Coordenador municipal de desporto e lazer de Parintins, Jamil Medeiros busca idealizar junto com amigos o projeto no município



Remo_Parintins_E1D0EB46-FF80-47A3-BD7C-DD0ED9A6F1F4.jpeg Foto: Divulgação
29/12/2019 às 10:26

Banhada pela maior bacia hidrográfica do planeta, a cidade de Parintins, chamada de Ilha Tupinambarana (distante a 370 km de Manaus), pode entrar enfim para a história do esporte, com o projeto para criação do primeiro clube de remo do interior do estado.  A iniciativa é do paraibano, Jamil Viana Medeiros, 62, enraizado há mais de 34 anos na terra do boi bumbá. Coordenador municipal de desporto e lazer do Município, o nordestino de coração amazônida aposta no cenário vasto dos Lagos Macurany, Parananema e Aninga para implementar o trabalho. 

“Eu já trouxe a ideia de João Pessoa, porque lá tinha uma equipe que remava, e eu sempre gostei desse tipo de esporte. Eu remava com eles quando estava de férias. E quando cheguei em Parintins absorvi a ideia e vi que em Parintins tinha o ambiente propício por conta do Rio Amazonas e dos lagos”,  explicou.



Apaixonado pela educação por meio do esporte, Jamil Medeiros, divide a ideia com amigos simpatizantes da modalidade, como os médicos Renato e Alberto, o professor Manoel José Neto, e o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Parintins Juscelino Melo Manso.

“Hoje em Parintins deve ter uns oito caiaques, e nós reunimos uma vez para dar uma volta na Ilha. E daí surgiu a ideia do Clube do Remo, para além de ter as pessoas que gostam de remar, levar esse esporte à criançada, difundir a ideia”, enfatizou o coordenador municipal de esportes.

Escolinha de remo 

Com dois projetos em encaminhados na casa legislativa da Ilha, Jamil Medeiros, revelou alguns pontos a serem desenvolvidos para o início das atividades do Remo na cidade.

“Nós já estamos com dois projetos encaminhados, e se der certo, nós vamos fazer uma escolinha de remo aqui em Parintins. Eu já visitei em Santarém, que tem o clube do Remo, e a escola. E agora a ideia é implantar aqui em Parintins, e nós precisamos buscar meios para conseguir os caiaques, e buscar capacitar os professores de educação física para ensinar a garotada. Mas pra isso, se nossos projetos forem pra frente, a ideia é abater 6% do imposto de renda das empresas para investir no clube e na escolinha”, explicou o idealizador do projeto.

Com semente plantada em solo parintinense, Jamil Medeiros frisou a visão social do clube de remo para com a nova geração da cidade.

“O principal objetivo é tirar os jovens do caminho das drogas, do álcool, porque como Parintins cresceu muito, a gente está preocupado com essa problemática. Aqui já tem muitas escolinhas de outros esportes, mas nós queremos fazer a nossa parte e trazer a criançada para o lado do esporte e evitar que eles caminhem pro lado da marginalidade. E a gente quer alcançar de início pelo menos de 15 a 20 crianças para ensinar, e o mais importante é incentivar a participar, então é essa nossa esperança”, disse o educador, que tem como sonho ter um parintinense participando dos Jogos Olímpicos.

“A ideia é futuramente e pode até germinar dessa semente do projeto do Clube de Remo, é de a gente ter um remador de Parintins pra participar de uma Olimpíada”, relatou Jamil Medeiros.

A potencialidade dos lagos de Parintins é um dos principais pontos para desenvolver a iniciativa, segundo o idealizador do projeto. “Nós temos os rios e lagos que são coisas lindas, e tem condições de montar esse trabalho aqui. A semente está plantada e só precisamos dar o andamento nessa ideia”, finalizou.

News 48367672 1136721996505445 2342939255929569280 n 2dad860c 0057 4e2e b7f5 f53181960f2f
Repórter do Craque
Jornalista formado na Ufam, campus de Parintins. Estudante de pós-graduação em jornalismo esportivo na Universidade Estácio de Sá. Repórter do Caderno de Esporte ‘Craque’ de A Crítica desde novembro de 2018.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.