Terça-feira, 01 de Dezembro de 2020
Prêmio

Série documental sobre Michael Jordan e Bulls recebe Emmy

A série Arremesso final percorre a carreira de Jordan no Chicago Bulls dos anos 90 e está disponível na Netflix



images_-_2020-10-29T142937.087_4D450CD1-C320-44C4-87D4-20DEFB8F1CA3.jpeg
29/10/2020 às 14:33

Considerado por muitos como o maior jogador de todos os tempos do basquete mundial, Michael Jordan venceu seis títulos de NBA com a camisa 23 do Chicago Bulls e quebrou várias marcas no esporte.

Com uma carreira tão vitoriosa e repleta de histórias, não é pequeno o número de produtoras que lançaram documentários sobre e era de ouro de Jordan na NBA e no Chicago Bulls nos últimos anos, mas poucas produções conseguiram ganhar tanto destaque junto à crítica e ao público como a série documental “Arremesso Final”.



O sucesso de “Arremesso Final”

Lançada em abril deste ano, em co-produção da ESPN com a Netflix, “Arremesso Final” é uma série documental dividida em dez episódios sobre Jordan e o Chicago Bulls dos anos 1990. A produção, dirigida por Jason Hehir, repercutiu positivamente no mundo todo e foi muito bem avaliada pelas principais plataformas online de crítica.

O site Metacritic, especializado em avaliar produções do cinema e da TV, avaliou “Arremesso Final” com uma nota de 91/100. Já o Rotten Tomatoes, que também é uma das referências do setor de crítica, deu uma nota de 96/100.
Com várias imagens e depoimentos inéditos, “Arremesso Final” narra os principais acontecimentos antes, durante e após os seis títulos de de Jordan pelos Bulls na NBA (1990-1991, 1991-1992, 1992-1993, 1995-1996 e 1997-1998).

Além das conquistas da lenda pelos Bulls, “Arremesso Final” também explora outras histórias e mostra ao público algumas curiosidades da vida particular de Jordan, como por exemplo a sua paixão pelo beisebol, pelo golfe e também pelo tradicional jogo de cartas blackjack.
Para produzir “Arremesso Final”, o diretor Jason Hehir e sua equipe entrevistaram 105 pessoas. Entre elas, nomes muito importantes do Chicago Bulls e da NBA, como Scottie Pippen, Phil Jackson, Dennis Rodman, Steve Kerr, entre outros.

Transmitido em rede nacional pelo canal ABC, “Arremesso Final” foi um enorme sucesso de audiência na TV estadunidense. Para se ter uma ideia, os dois primeiros episódios televisionados em 19 de abril tiveram uma média de 6,1 milhões de telespectadores, quase dobrando a audiência de dois documentários que eram exibidos anteriormente pela ABC na mesma faixa de horário. 

Nas semanas seguintes de exibição da série documental dirigida por Hehir, os níveis de audiência mantiveram-se altos, com uma média de 5,6 milhões de telespectadores por episódio.
A consagração veio no Emmy 2020
Maior prêmio da indústria da televisão norteamericana, o Emmy é a principal honraria que um programa ou uma série de TV pode receber nos Estados Unidos. No Emmy 2020, “Arremesso Final” confirmou o seu favoritismo prévio e levou o prêmio de melhor documentário ou produção não-ficcional.

A vitória do Emmy de “Arremesso Final” foi a primeira obtida pela ESPN na categoria melhor documentário ou produção não-ficcional na história. Anteriormente, produções “30 for 30” da ESPN haviam recebido três indicações para essa categoria no Emmy, mas sem êxito.
Na disputa para o prêmio com “Arremesso Final” estavam as seguintes produções: “American Masters”, “Hillary”, “McMillion$” e “Tiger King: Murder, Mayhem and Madness.
Dificilmente haverá uma nova temporada de “Arremesso Final”
Após ótimos números de audiência e premiações, “Arremesso Final” provou ser um grande sucesso. Mas até que ponto há alguma possibilidade de ser lançada uma nova temporada dessa histórica série documental?
A chance é muito pequena de isso se concretizar, visto que “Arremesso Final” foi abrangente em sua cobertura ao narrar a trajetória de Jordan, desde seus dias de colégio e faculdade, até o fim de sua trajetória na NBA.
Por outro lado, há alguns rumores na imprensa sobre a possibilidade de uma nova série documental que seria produzida pelos mesmos criadores de “Arremesso Final’, porém tendo como tema principal a carreira de outro grande nome do basquete mundial, a lenda Kobe Bryant — eleito Hall da Fama da NBA em 2020.

Vale destacar que na temporada de despedida de Bryant em sua carreira como jogador, uma equipe de câmeras acompanhou o ex-jogador do Los Angeles Lakers durante toda a temporada de 2015-2016, assim como foi com Jordan em sua temporada de despedida pelos Bulls e que gerou um rico material para a produção de “Arremesso Final”.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.