Domingo, 27 de Setembro de 2020
Semana Nacional dos Museus

'Movimento Abrace Um Museu' realiza programação virtual em Manaus

A pesquisadora de museus, Rila Arruda, realiza mobilização em parceria com o 'Movimento abrace um museu'



museu_C287FB4D-ED46-44C8-8814-338613FA813F.jpg Rila Arruda afirma que o objetivo é ocupar o blog "Museus do Amazonas" (Foto: Douglas Machado/Divulgação)
20/05/2020 às 17:39

A pesquisadora de Museus, Rila Arruda, em parceria com o 'Movimento Abrace Um Museu' realiza programação virtual em alusão à Semana Nacional dos Museus 2020.

A proposta  é uma  iniciativa  da sociedade civil,  e segundo Rila,  no período de 18 a 24 de maio, o objetivo é ocupar o blog "Museus do Amazonas" (projeto de sua autoria, que existe desde 2011, e que foi criado com o intuito de compartilhar resultados de pesquisas, reflexões, análises e divulgações sobre os Museus do Amazonas) com a publicação de relatos de diversos colaboradores, público de museus, pesquisadores, profissionais dos museus e leitores em geral.



No dia 18 de maio, dia internacional dos museus, Rila compartilhou em sua rede social, a seguinte reflexão: "Hoje é o dia internacional dos museus. No mundo inteiro, todos eles estão fechados devido à pandemia do novo coronavírus. Alguns já estão com visitação virtual, mas não é a realidade da maioria. Hoje começou no Brasil a 18 Semana Nacional dos Museus, com programação no ambiente virtual dos museus que conseguiram se adequar. Durante essa semana estou recebendo e publicando, diariamente, uma série de relatos do público frequentador, profissionais, pesquisadores e demais colaboradores do Abrace Um Museu no AM. É importante dar voz e espaço para o público, e também para quem vive desse trabalho", destacou Rila Arruda.

Programação Virtual

O primeiro texto publicado no blog "Museus do Amazonas" foi o da frequentadora de museus, Tammy Cavalcante.

O segundo texto já está disponível para leitura, e é do Arqueólogo Amazonense, Rubem Valério Jr com uma abordagem acerca dos vestígios arqueológicos e museus.

O terceiro é um relato da frequentadora de museus e cemitérios históricos, a amazonense Fabíola Abess, sobre cemitérios históricos que são/podem ser musealizados

Acesse os textos pelo endereço:  www.museusdoam.blogspot.com 

Como a proposta é interagir com a sociedade, Rila enfatiza que os relatos sobre museus podem ser enviados para: rila.arruda@gmail.com 
 
Sobre a Semana Nacional dos Museus

Para a 18ª Semana Nacional de Museus (18ª SNM) foi planejada uma programação online com museus e instituições culturais do Brasil todo. O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

Devido à pandemia do coronavírus, as atividades presenciais para a 18ª SNM tiveram que ser canceladas, e a programação foi movida para o mundo digital. Entretanto, a adaptação permite que mais pessoas tenham acesso às instituições e participem das atividades, mesmo aquelas que ficam distantes geograficamente. Por isso, o tema escolhido para a 18ªSNM foi “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”.

Segundo informações disponibilizadas pelo https://www.museus.gov.br a Semana Nacional de Museus tem por objetivos:
 
-Promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros;
-Aumentar o público visitante;
-Intensificar a relação dos museus com a sociedade.

 
Resultados

-Participação dos museus: aumento médio de 25% ao ano desde a primeira edição;
-Número de eventos cadastrados: aumento médio de 23% ao ano;
-Aumento de público: aumento de 103% do número de visitantes
 
Impactos

-Fortalecimento da imagem do museu;
-Aumento da visibilidade do museu;
-Maior envolvimento do museu com a comunidade;
-Aumento de público;
-Incentivo à realização de novas atividades culturais ao longo do ano;
-Motivação para propostas de novos projetos e atividades;
-Reforço da importância da instituição frente à administração pública e empresas locais;
-Integração com os demais museus do país;
-Dinamização da economia local.

Sobre a trajetória de pesquisa de Rila Arruda

Rila Arruda possui Bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia e Ciência Política) pela Universidade Federal do Amazonas (2008) e mestrado em Sociologia também pela Universidade Federal do Amazonas (2011). Suas áreas de atuação de pesquisa são: Sociologia da Cultura e Antropologia do Patrimônio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas:Políticas Culturais, Patrimônio Imaterial e Museus. Destaques profissionais: consultora analista na elaboração do Plano Municipal de Cultura - Manaus (2012) e consultora técnica na elaboração do Plano Estadual de Política Cultural - Amazonas (2018), servidora pública (cargo comissionado) com Patrimônio Imaterial e Museu na Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos - Manauscult (2013 a 2015), e como docente no Ensino Superior e no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec. 
 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.