Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022
Samba e nostalgia

Joubert Balbino realiza show ‘Por onde andei’, no dia 7 de dezembro

Apresentação homenageará as casas de show que fazem parte da história do artista



WhatsApp_Image_2021-12-04_at_14.31.23_789EEB1C-517A-4542-94C5-62083A66C694.jpeg Foto: Divulgação
04/12/2021 às 13:32

Após uma longa e consolidada carreira no grupo “Ases do Pagode”, o sambista Joubert Balbino dará o start em sua carreira solo. A novidade vem acompanhada do show exclusivo "Por onde andei", que será realizado nesta terça-feira (7), às 20h, na Casa Luppi, localizada na Rua Ferreira Pena, 139, no Centro de Manaus. Será um show de recordações, para relembrar a trajetória do músico, em várias casas de show da cidade. A noite promete muito samba, pagode e nostalgia. 

História & Samba



Joubert nasceu no Rio de Janeiro, no Morro do São Carlos, berço do samba. Ele chegou a Manaus em 1987, após transferência pela Força Aérea Brasileira. Foi aqui que fincou raízes, criou histórias, e muito contribuiu com o samba amazonense. Nesse mesmo ano, o sambista fundou o grupo Ases do Pagode: ao todo, foram mais de 25 anos de história. Ele também criou e integrou o grupo “Sambalizar” em 2019, mas por conta da pandemia, não foi possível continuar neste projeto.     

A ideia de realizar um show para relembrar os lugares que passou, durante sua participação no grupo Ases do Pagode, surgiu como um pedido dos fãs. O grupo fez história, e marcou a vida de muitos deles. Eles tanto pediram – e cobraram – que Joubert e sua produtora decidiram atendê-los. 

“As pessoas perguntavam: ‘Quando tu vai fazer um show?’. Em todo lugar me chamavam pra cantar, e às vezes eu não ia, porque já estou numa idade um pouco avançada pra ficar rodando o tempo todo na night, né!? (risos). Aí a gente foi, e decidiu fazer essa alusão às casas de show, em homenagem a essas casas, e às pessoas que fizeram parte disso. A gente fez parte da história de muita gente. Muita gente casou, namorou, separou... Por causa disso! De todas essas minhas andanças por aí”, comenta Balbino.

Sucessos

Como o próprio sambista coloca, as canções do Ases do Pagode serviram de trilha sonora na vida de muitas pessoas. Joubert deixou sua marca no grupo, e pelos lugares onde passou. Ele gravou três CDs e um DVD, de onde saíram alguns dos maiores sucessos: “Lei do Coração”, “Matemática do Amor”, “Ouro em Pó”, etc. Também compôs “Sambalizar”, “A Lição”, “O Certo”, entre outras. 

Músicas essas consagradas e cantadas em todos os lugares por onde andou, como o Teatro Amazonas, Canto da Cultura, Aseel Club do Samba, Local Casa de Praia, Sem Compromisso, Sambaqui Almirante, Colorado Aparecida, Unidos do Coroado, Vitória Régia, Ypiranga, Clube da Petrobras, Nostalgia, Caribe Show Club Alvorada, Marreiro, Club 10, Balako Blako, Reino Unido e muitas outras casas de show. 

Cada lugar que o grupo passou representa muito na carreira dos sambistas. Mas sempre tem aquele lugarzinho especial, ao qual Joubert recorda o sucesso ocasionado naquela época. “O mais marcante na minha carreira foi o ‘Nostalgia’. A gente ficou lá por seis anos, e todo domingo a gente botava entre 5 a 6 mil pessoas. Era o ‘Pagodão do Nostalgia’, relembra ele.

Espaço e participações

A escolha do local onde será realizado o show foi uma mera coincidência. Joubert revelou que foi visitar a exposição do saudoso Zezinho Corrêa, na Casa Luppi, e achou que aquele seria o lugar ideal para “fazer um samba”. Além disso, o sambista faz questão de realizar o evento no Centro Histórico, uma vez que foi onde começou a cantar em Manaus. “Eu queria fazer um samba no Centro, porque a gente precisa valorizar mais o Centro da cidade. Quando eu iniciei a minha carreira aqui em Manaus, foi onde eu comecei a cantar, nos sambas que tinham lá”, destaca.  

Joubert adiantou que o primeiro pré-show será com Alípio Coimbra, que vai cantar só o pagode dos anos 1990. Em seguida terá Júnior Rodrigues, que também fez parte do Ases do Pagode. Depois, Laura Abreu, a quem Joubert lançou no samba em Manaus, e Dudu Brasil, que integra a nova geração de sambistas. A banda que vai acompanhar o show é o Pagode dos Amigos.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.