Quinta-feira, 23 de Setembro de 2021
Artes visuais

Exposição 'Cores de Frida' entra em cartaz no Casarão de Ideias

Ocupação, que possui bonecas, instalações e peças interativas inspiradas nas obras da pintora mexicana, ficará disponível para visitação até o dia 15 de agosto



WhatsApp_Image_2021-07-19_at_15.38.39__1__D13DDA85-A7A6-43F7-B8E4-9BFC5F8C8A50.jpeg A mostra presta uma homenagem ao ícone feminino (Foto: Divulgação)
19/07/2021 às 15:47

Em homenagem à pintora mexicana Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, mundialmente conhecida como Frida Kahlo, o Casarão de Ideias lançou na última sexta (16) a ocupação “Cores de Frida”. Composta por bonecas, instalações e peças interativas livremente inspiradas nas obras do ícone feminino, conhecido por suas telas coloridas e autorretratos, a mostra ficará aberta ao público de forma gratuita até o dia 15 de agosto, funcionando de quarta a domingo, das 15h às 20h.

Idealizador da ocupação e diretor-presidente do espaço localizado no Centro Histórico da capital amazonense, o artista João Fernandes detalha que a exposição foi produzida com base em todos os locais que visitou e em tudo que leu e colecionou sobre uma das mais importantes pintoras mexicanas do século XX.



“A ocupação ‘Cores de Frida’ é um espaço de homenagem. O visitante poderá andar por todo o local e mergulhar nas intervenções e instalações criadas para a ocupação”, especifica, ressaltando que o público terá acesso a diversos objetos e releituras de obras e escritos da pintora, que nasceu no dia 06 de julho de 1907 e faleceu no dia 13 de julho de 1954.

Apreciador da obra de Frida desde os 12 anos, Fernandes (que hoje está com 43) assevera que, neste momento, é muito potente e importante falar da artista – que amava combinar cores improváveis, como vermelho, roxo, turquesa e laranja, e estampas florais étnicas. “Julho é o mês de nascimento e morte de Frida. Ela era uma mulher à frente de seu tempo. Falar das suas cores é buscar luz para o que a cultura vem passando. Então temos várias conexões para a realização da ocupação”, destaca.

Intervenções

A mostra “Cores de Frida” conta com uma área com 20 bonecas de Frida, elaboradas por artistas nacionais e internacionais, bem como dez intervenções, que transportam o espectador para o universo da pintora, segundo o diretor-presidente do Casarão de Ideias. Nos mesmos moldes das obras de Frida – que contava com uma produção bastante autobiográfica (pelo menos 55 dos seus 143 quadros), composta por temas e angústias pessoais –, a ocupação aborda passagens íntimas da artista mexicana, como quando flagrou a relação extraconjugal do marido (Diego Rivera) com a irmã (Cristina).

Outro momento apresentado na exposição se refere a sua saúde debilitada. Aos seis anos, Frida contraiu poliomielite e teve sequelas, como um pé atrofiado e uma perna mais curta que a outra. Já aos 18 sofreu um acidente de ônibus e lesionou a coluna, o que a fez usar coletes ortopédicos pelo resto da vida. Não à toa, uma de suas pinturas mais famosas é “A Coluna Partida” (“La Columna Rota”, em espanhol).

Além de passagens pessoais, a exposição traz instalações inspiradas nos seus quadros mais conhecidos: “As Duas Fridas”, de 1939, e “Viva La Vida”, o último da sua trajetória (recebeu esse título porque a artista escreveu a frase na obra oito dias antes de morrer). “Na ocupação, tudo isso será mostrado. Na verdade, além de mostrado, poderá ser vivenciado em uma das instalações. Acreditamos que Frida queria, além da sua questão motora, ser reconhecida pelo seu trabalho. Então criamos um ambiente que possui essas duas possibilidades”, salienta Fernandes.

Contemplada pelo edital Prêmio Feliciano Lana/Lei Aldir Blanc, promovido pelo Governo do Amazonas (por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas), a ocupação funcionará de quarta a domingo, das 15h às 20h. Por conta da pandemia da Covid-19, todos os protocolos sanitários estão sendo obedecidos, como aferição de temperatura, uso obrigatório de máscara e distanciamento social. Serão formados grupos com dez pessoas por visitação, mas sem a necessidade de agendamento prévio, tendo em vista que tudo será organizado pelo receptivo do local.

Repórter

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.