Quinta-feira, 02 de Julho de 2020
FESTA

David Assayag celebra 51 anos de idade com festa e convidados especiais

Quem for à festa do levantador de toadas do Touro Negro terá a oportunidade de curtir toadas das duas nações: Caprichoso e Garantido



IMG_8118_4333ABAC-8866-4830-93B0-3FDC200AA032.JPG (Foto: Glenda Dinely/Freelancer)
22/01/2020 às 12:10

No ritmo de boi-bumbá, a voz mais potente do Festival Folclórico de Parintins, David Assayag, comemorou mais uma primavera no dia 16 de janeiro. Conhecido em todo o País como referência da música amazonense, o ‘Imperador da Selva’ escolheu o próximo sábado (25) para celebrar seus 51 anos de história. O evento de aniversário acontecerá no Sesi Clube do Trabalhador, localizado na avenida Cosme Ferreira, bairro Coroado.

Quem for à festa do levantador de toadas do Touro Negro terá a oportunidade de curtir toadas das duas nações: Caprichoso e Garantido. De forma democrática, David Assayag canta para os dois públicos e exalta a cultura da Amazônia acima de tudo. Por isso, toadas como ‘Vermelho’, ‘Lamento de Raça’ e ‘Santuário Esmeralda’ do Garantido, e ‘Te amo Caprichoso’, ‘Sensibilidade’ e ‘Amazônia, Catedral Verde’ não poderão faltar. Além disso, David conta que canções da MPB também serão incluídas no setlist.

Participações especiais



Além do aniversariante, quem for ao show de David Assayag ainda deve prestigiar as participações especiais dos cantores Uendel Pinheiro e George Japa, e o levantador oficial de toadas do Boi Garantido, Sebastião Júnior. “Eu considero os artistas que vão cantar como amigos. Durante toda a apresentação, eu irei chamar um a um para cantar ao meu lado algumas músicas”, adianta o artista.

Homenagem de peso

No final do ano de 2019, a cultura do Amazonas perdeu um de seus mais célebres expoentes. O cantor e compositor Arlindo Jr. partiu deixando forte legado na música e no Festival Folclórico de Parintins. No evento de aniversário de David Assayag, o Pop da Selva será homenageado.

“Nós vamos ter um bloco em homenagem ao grande artista Arlindo Jr. que sempre foi um cara pra cima, irreverente. Tudo que é feito hoje no festival o Arlindo já fez há 20 anos atrás. O cara dançava pra caramba, se transformava em velho, índio. Ele contribuiu muito para o festival”, destaca David.

Trajetória do artista

David iniciou sua carreira cantando no Boi Caprichoso nos anos 1980, mas não chegou a ser item oficial. Foi um dos fundadores da Banda Canto da Mata, que, inicialmente, era neutra, não estando ligada a nenhum dos bois de Parintins. A Banda Canto da Mata foi posteriormente anexada ao Caprichoso. Em 1995, David Assayag torna-se o levantador oficial de toadas do Boi Garantido, onde permaneceu durante quinze anos.

Em 1996 colaborou com Fafá de Belém na faixa "Vermelho" que foi um grande sucesso no Brasil e em Portugal.

Em 2009, o cantor foi contratado pelo Boi Caprichoso retornando às origens, o que obviamente foi bastante polêmico e repercutiu intensamente na mídia amazonense. 

Em 2012 foi homenageado pela Unidos do Alvorada, do carnaval de Manaus e estava como um dos homenageados do enredo da Grande Rio, sobre a superação.

Em 2018, pela primeira vez na história, o programa Roda Vida, exibido pela TV Cultura, trouxe um deficiente visual para o centro da sabatina. No programa, Assayag fez um Assayag faz um retrospecto de sua carreira, do início com a banda Canto da Mata até o bicampeonato conquistado naquele ano.

Serviço

O que é: Aniversário do David Assayag

Local: Sesi Clube do Trabalhador – avenida Cosme Ferreira, Coroado

Quando: 25 de janeiro

Horário: 21h

Ingresso Individual: 30,00

Mesa com 6 lugares: 300,00

Informações: 99115-9196 (Marcos Assayag)

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.