Quarta-feira, 05 de Agosto de 2020
pós-pandemia

Chefs se reinventam e oferecem cardápios inspirados na quarentena

Com a reabertura de restaurantes, chefs oferecem pratos que mais se destacaram durante período de delivery



WhatsApp_Image_2020-06-18_at_16.42.10_B9FF8259-4080-432A-939B-1F9E21A45739.jpeg Foto: DIvulgação
21/06/2020 às 13:19

Com os restaurantes fechados e com a imposição do distanciamento social mantendo todos em casa a maior parte do tempo durante os últimos três meses, a forma como as pessoas se alimenta também se transformou significativamente durante a pandemia do novo coronavírus.

Pessoas pouco familiarizadas com as panelas se viram obrigadas a colocar a mão na massa ou a fazer pedidos de delivery. Por outro lado, esse cenário também incentivou os chefs a se reinventar e buscar alternativas para melhor atender o público. Agora, com a reabertura dos restaurantes e com a experiência do delivery durante a quarentena, os chefs agregam valor e inovam seus cardápios a fim de promover mais qualidade e melhor experiência gastronômica para os clientes.



‘Comida da Vovó’

De acordo com o chef Dedé Parente, a quarentena proporcionou novas experiências e descobriu também novo segmento, o qual passou a fazer parte dos serviços oferecidos pelo Grupo Dedé. 

“Durante esse período de isolamento percebi que as pessoas estavam buscando comidas caseiras, como o arroz, feijão, batata frita, carne assada, macarrão ao alho e óleo, bife a cavalo, filé de pirarucu empanado, pratos que você não encontra com facilidade. Então, pensei na memória afetiva das pessoas e batizei de “Comida da Vovó”. Tanto é que agora no retorno, ampliei o cardápio e tem dado super certo, as pessoas tem procurado bastante, principalmente na hora do almoço”, afirma o chef.

Com isso, para esse retorno, o chef afirma que está oferecendo tanto buffet quanto a opção de prato feito, com mais de 25 opções de Comidas da Vovó, como fígado, carne assada de panela, pirarucu na chapa e empanado, frango guisado, frito e assado, e até feijoada para uma pessoa, a opção que se destacou durante o delivery na quarentena. 


Comfort Food

Na avaliação da chef Selma Reis, durante a quarentena, o público passou a adotar o hábito de comer bem em casa. “Notei que as pessoas foram mais para o comfort food. Com isso, passei a oferecer comidas caseiras, como rabada, língua, caldeirada, cozidão, vaca atolada, mas com um toque diferenciado, que as pessoas adotaram bastante. O fato de estar em casa fez o público querer uma comida que conforta, mais caseira”, declara.

Diante do cenário de mudanças no hábito alimentar do público no mundo pós-pandemia, a chef também deu uma repaginada em seu cardápio e pretende lançar uma série de pratos com ingredientes saudáveis. “Com o retorno às atividades do restaurante, eu inseri no cardápio as comidas que fizeram sucesso durante a pandemia e mudei o formato de almoço, o qual atualmente ofereço pratos executivos com preços acessíveis, haja vista as implicações econômicas causadas pela pandemia. Mantive os pratos clássicos que são carros-chefes, sempre com ênfase na culinária amazonense, mas também lancei novidades, como costelinha de tambaqui no tucupi e a matrinxã assada”, destaca Selma.

Paladar diferenciado

Para a chef Martina Caminha, a quarentena proporcionou uma ampliação das experiências das pessoas com os mais diversos tipos de culinárias, o que pode influenciar de forma positiva para esse retorno das atividades dos restaurantes. 

“Acredito que nessa quarentena, como as pessoas não podiam sair de casa, elas ampliaram o leque de opções, onde tiveram a oportunidade de experimentar novos aromas, sabores e combinações. Agora, com a reabertura dos restaurantes, existe a possibilidades de eles irem in loco conhecê-los, porque durante a pandemia, só se conhecia os locais através das imagens”, afirma Martina.

Tanto durante o período de delivery quanto para o retorno de seu restaurante, Martina também resolveu investir nos pratos que mais se destacaram durante a quarentena, os quais são: Filé Martinica, Queijo bree, Brie empanado com redução de morangos, Raviole Alessandra Netto e Talharim com pimenta biquinho e manjericão com brie.
 

Chef Martina Caminha

Chef Dedé Parente

Chef Selma Reis

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.