Segunda-feira, 25 de Maio de 2020
parintins

Bumbás on-line: Garantido e Caprichoso lançam álbuns de 2020

Produtores musicais do lado azul e vermelho revelam bastidores do lançamento dos CDs em meio à pandemia



WhatsApp_Image_2020-05-14_at_01.31.10_F6D34616-4880-448A-B577-731951EC58CC.jpeg ‘Povão’ e ‘Terra; nosso corpo, nossos espírito’ podem ser ouvidos em streaming (Foto: divulgação)
14/05/2020 às 08:48

Em face da pandemia do novo coronavírus, a 55ª edição do Festival Folclórico de Parintins se tornou inviável para ser realizada no mês de junho. Com isso, para os torcedores matarem um pouco a saudade, os bois Caprichoso e Garantido lançaram os álbuns desse ano nas principais plataformas de streaming. 

Para saber um pouco mais sobre o processo de produção e criação dos CDs, os produtores musicais do lado azul e vermelho revelam os bastidores de como foi a realização desse projeto em meio à pandemia. 



Garantido

Com o tema “Somos o povo da floresta” previsto para ser desenvolvido no Festival Folclórico desse ano, a Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido lançou recentemente nas plataformas digitais de áudio o CD “Povão”, primeira parte do projeto sonoro do boi. O álbum conta com 16 faixas e de acordo com Enéas Dias, produtor do projeto ao lado de Alder Oliveira, Valdenor Filho e Adriano Aguiar, o disco é voltado para os torcedores. “São toadas de pique, alegres, que falam mais da brincadeira do Boi, que tem mais expressa a parte folclórica, as toadas de roda”, afirma o produtor. 

Programado para ser lançado no dia 28 de março, em Parintins, a pandemia mudou os rumos das gravações, que começou com a pré-produção em janeiro. “Quando começou a pandemia, já tínhamos gravado 70% do álbum, como a percussão por completo, a harmonia e algumas inserções do coro feminino. Mas, nesse momento nós desaceleramos, não fomos mais para o estúdio e começamos a trabalhar em casa, movimentando todos os envolvidos por meio de vídeochamadas e áudios”, explica Enéas. 

Para a segurança de todos, segundo Dias, somente um dos produtores foi para o estúdio e os demais músicos e equipe foram realizando os ajustes por meio das tecnologias disponíveis. “O Alisson começou a fazer a mixagem no estúdio; Sebastião Júnior montou um estúdio na casa dele em Juruti e foi gravando passo a passo as toadas e fomos ajustando à distância. O mesmo aconteceu com o Israel Paulain, as demais vozes e os violinos”, detalha Enéas.

Sem revelar o nome e a data de lançamento do próximo álbum, Enéas afirma que o disco é voltado para o aspecto de arena do boi. “Já estamos trabalhando no processo de produção e será diferente na mixagem, interpretação, nos arranjos, dinâmico, profundo, cuidado minucioso para cada detalhe. Conduzindo a gravação da mesma forma, mas ainda não tem uma data específica. Ele é mais estratégico“, disse ele.

Caprichoso

Com o tema “Terra: nosso corpo, nosso espírito”, o Boi-Bumbá Caprichoso também lançou o álbum nas principais plataformas de streaming. São 23 toadas interpretadas pelo levantador David Assayag e convidados; e que ilustram o tema escolhido pelo bumbá azul para o Festival de Parintins 2020.  

Para a produção desse CD, o produtor Neil Armstrong explica que, desde o ano passado, a agremiação pensava em algo mais enxuto, mas que não perdesse a qualidade Caprichoso. “A ideia inicial era fazer um CD ao vivo, o qual seria gravado durante uma festa que aconteceria em abril, justamente para mudar toda a concepção. Com isso, em janeiro, eu e o produtor Benett Carlos ouvimos as músicas de galera, mais genéricas, e fizemos uma nova roupagem nas ‘demos’ que tinham sido apresentadas”, explica Neil. 

Com a chegada da pandemia, o rumo das gravações mudou. “Quando começou a pandemia, já estávamos com 90% do CD gravado. Como não faríamos mais o CD ao vivo, pensamos em gravar a partir das demos, como vínhamos fazendo nos moldes tradicionais, gravamos tudo em estúdio, a percussão, metal, todas as cordas, vocal, os arranjos e complementações”, detalha o produtor.

“Levamos exatos 15 dias de gravação em estúdio com a participação de vários músicos de Parintins. Com a chegada da pandemia, o presidente Jender Lobato teve a ideia de lançar o CD nas plataformas digitais para presentear a nação azul e branca com as todas de 2020”, afirma o produtor musical Bennet Carlos. 

Onde escutar:

O CD "Terra: nosso corpo, nosso espírito" pode ser ouvido por meio do Spotify, Deezer, Apple Music, Tidal, Youtube Music, Youtube e Smart Link.

O álbum "Povão" está disponível no Spotify, Deezer, Apple Music, Google Play, Youtube, Youtube Music e Tidal.

 

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.