Segunda-feira, 13 de Julho de 2020
PANDEMIA

Aplicativos ajudam no combate à ansiedade durante a quarentena

O yogui Guilherme Bento é desenvolvedor de softwares e criador da plataforma Mova.guru



D6E327B0-707E-4067-AB40-A393FA2A4B05_16524435-AD34-44AE-A4C3-C32622B8F465.jpeg Foto: Divulgação
18/04/2020 às 23:03

Pesquisas mostram que “esvaziar a mente” todos os dias, por poucos minutos que sejam, ajuda a melhorar o foco e a produtividade. Quando aliados à meditação, os benefícios são ainda maiores. E, para ajudar a fazer uma pausa no dia, ou para afastar a ansiedade nestes tempos de quarentena, alguns aplicativos podem dar uma mãozinha. 

Seja com músicas, meditações guiadas, sessões de yoga ou cenários inspiradores, eles te ajudam a respirar fundo e a meditar por alguns minutinhos. Tudo em prol de uma mente e um corpo em equilíbrio. Na lista a seguir separamos cinco aplicativos que servem a este propósito. Confira:



Mova.guru

Criada em outubro de 2019, a Mova.guru, do yogui (e desenvolvedor de sistemas) Guilherme Bento, é uma plataforma digital que nasceu da necessidade de transpor suas aulas de yoga e meditação para o online. 

“As pessoas buscam cada vez mais formas de encontrar alívio emocional para lidar com as pressões psicológicas do dia a dia e as plataformas de ensino online vem para suprir essa demanda. Então, seja iniciante ou de um nível mais avançado, o Mova.guru oferece um conteúdo de qualidade por um preço acessível, sem que haja a necessidade de deslocamento”, explicou ele. 

Headspace

Esse app te ensina como respirar e meditar. Há exercícios não apenas para controlar a ansiedade, como também o estresse e até a respiração, sono, euforia, calma e foco. O app foi fundado por um ex-monge, que guiará você em todas as etapas das meditações. O Headspace conta com um pacote básico gratuito de meditações, mas os outros pacotes, que são mais específicos, são pagos.

Calm

A proposta do Calm é fornecer menos estresse, menos ansiedade e mais sono para seus usuários, por meio de meditações guiadas, exercícios de respiração e música relaxante com direito a sons da natureza. As sessões de meditação guiadas podem ser mais curtinhas, com duração de 3 ou 5 minutos, como também podem ser mais extensas, de 10 a 25 minutos. O usuário pode escolher a duração que mais lhe for conveniente. O Calm também explora diferentes temas em meio às suas meditações (como autoestima, foco e concentração).

Meditopia

O app meditopia oferece mais de 250 exercícios de meditação, além de músicas com sons da natureza disponíveis para download. Algumas atividades de relaxamento são propostas pelo aplicativo para momentos específicos, como antes de dormir, ao acordar ou depois do trabalho, por exemplo.

Lojong

O slogan do app é “uma academia para a mente”, ele conta com um “caminho” de 10 etapas graduais que ensinam a meditar e treinar a mente. Além disso, nele estão disponíveis práticas guiadas de mindfulness. O termo em português pode ser entendido como “Atenção plena” que tem a ver com a capacidade humana básica de estar totalmente presente, ciente de onde está, do que faz do que está acontecendo ao redor.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.