Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022
Produção

Alcione e Caio Prado cantam no programa 'Falas Negras'

Programa exibe canção regravada para o dia da Consciência Negra, celebrado neste sábado (20)



b0220-2r_7A76DBDD-402B-445C-BD70-308299E1B63E.jpg Alcione e Caio são parceiros musicais de longa data (Foto: Globo/Vantoen Pereira Jr.)
20/11/2021 às 12:58

Comunicação Globo

O encontro das vozes de Alcione e Caio Prado carrega a celebração e a luta do povo negro na interpretação da música ‘Não Sou Teu Negro’, canção-tema do especial ‘Falas Negras’, que vai ao ar neste sábado (20), Dia da Consciência Negra, na TV Globo, após ‘Um Lugar ao Sol’. Composta por Caio e lançada originalmente em novembro do ano passado, a música faz um protesto contra o racismo, clama por liberdade e exalta a ancestralidade, a união e a força da população negra.  A canção faz referência ainda à obra do escritor norte-americano James Baldwin, que inspirou o documentário ‘Eu não sou seu negro’, de 2016, disponível no Globoplay.



“Fiquei imensamente honrado com o convite, e é uma alegria enorme poder contribuir com um especial de tanta representatividade ao lado de uma cantora como Alcione que, para mim, é a voz do povo, a voz da rua, aquela que nunca deixa o samba morrer. As músicas de protesto sempre foram as que mais se destacaram na minha carreira e ‘Não Sou Teu Negro’ representa toda uma construção da identidade do que é ser preto e, ao mesmo tempo, é uma forma de produzir orgulho para nós”, celebra o cantor e compositor Caio Prado, que é natural do bairro do Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Novo momento

Depois de gravarem a canção em estúdios, Alcione e Caio voltaram a se encontrar no final de outubro, no Museu de Arte do Rio, na capital carioca, para uma performance musical que foi marcada por muita emoção. A apresentação foi realizada durante a etapa final das gravações do ‘Falas Negras’ e teve como cenário a exposição Yorùbáiano, do artista visual Ayrson Heráclito.

“Essa participação é muito especial para mim. Principalmente por se tratar de um tema como esse, sobre as nossas ‘falas negras’. Fiquei muito feliz de ver o que se passa no interior desse projeto. É muito lindo! Fiquei muito honrada e agradecida. Com certeza vai ser uma oportunidade muito grande de vocês assistirem a todo esse trabalho, onde a cultura negra vai estar representada. Fico muito feliz de estar aqui também dando a minha contribuição. Peço a todos vocês que não percam!”, destaca ela.

Sobre o programa

O ‘Falas Negras’ deste ano mostra a história de brasileiros que são referências em suas áreas de atuação ou cujas trajetórias servem de inspiração para suas comunidades. A canção-tema une e embala as histórias dos cinco protagonistas desta edição: a professora mato-grossense Ana Fernandes, o produtor audiovisual Crystom Rodrigues, o pedreiro baiano Geomar Rabelo, a chef e empreendedora social Negralinda e a médica Fátima Oladejo.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.