Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022
Encontro

Cetam reúne equipe da capital e interior para discutir os rumos da educação profissional no AM

16º Encontro Estadual de Gestores em Educação Profissional aconteceu dias 24, 25 e 26/11, na capital



WhatsApp_Image_2021-11-26_at_14.32.38__1__D565F548-B15B-4392-A693-CBA8644451FE.jpeg Foto: Divulgação
26/11/2021 às 14:43


Foram três dias de muito aprendizado. A troca de experiências ocorrida durante o XVI Encontro Estadual de Gestores em Educação Profissional do Cetam (dias 24, 25 e 26/11) seguiu na bagagem dos participantes, que retornam aos seus municípios levando muito conteúdo para ser colocado em prática.

O objetivo do evento era discutir o que fora aplicado pelo Cetam, em 2021, na área da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). E também planejar estratégias para o próximo ano. Além das orientações dadas ao grupo por cada setor da capital, os participantes relaxaram em dinâmicas de grupo.



A palestrante Daniela Cardoso explicou que não existe nada melhor que criatividade e entusiasmo como fonte de inspiração na educação. A professora Silmar Nunes detalhou como funciona o Programa Federal Novos Caminhos.

Os gestores ouviram, atentos, as orientações das professoras Antônia Campos e Lucimar Jacinto. Com a primeira aprenderam a ter um novo olhar pedagógico na educação profissional. Já a diretora do Cetam EaD, Lucimar, falou sobre a EPT e o Novo Ensino Médio.

O professor Salatiel Gomes, diretor da Escola Francisca Saavedra, unidade do Cetam na capital, fez um panorama da educação profissional no Amazonas, abordando seus desafios e oportunidades. 

O diretor-presidente do Cetam, Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, ressaltou que o objetivo do XVI Encontro de Gestores foi alcançado: reunir todos os representantes do interior do Estado, trocar experiências e traçar metas para 2022. “O Cetam está seguindo a determinação do governador Wilson Lima, de ampliar a oferta de cursos profissionais em todo o Amazonas.” 

Ensino remoto – A educação 4.0 e o ensino remoto, ambos demandas do século XXI, foram discutidos pelo professor Pedro Santarém, orientando os participantes sobre a aplicação das atividades de forma virtual, baseando-se no Guia Metodológico para o Ensino Remoto do Cetam, quando houver necessidade.

“O encontro de gerentes foi de suma importância para que possamos retomar as atividades em 2022 com muitas novidades boas para nossos alunos”, ressaltou o gerente do Cetam/Borba, Wilson Santos. Segundo ele, a instituição é uma referência no Estado e cada vez mais a sociedade procura os cursos do Cetam pelo peso de seus diplomas e certificados.

Fez parte da programação do XVI Encontro Estadual de Gestores uma visita à nova escola do Cetam, a Unidade do Galileia, inaugurada em outubro. Trata-se da primeira escola de educação profissional na zona Norte de Manaus, a maior, mais moderna e bem equipada da instituição.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.