Sábado, 04 de Julho de 2020
INTERNET

Twitter abre dados de tuítes para pesquisa sobre Covid-19

Pesquisadores e criadores de software terão acesso a dados em tempo real de dezenas de milhões de tuítes públicos diários, que poderão ser utilizados para estudo da disseminação da doença ou combater desinformação



LYNXMPEG3S1Y0_L_5FAE026C-8932-4AB5-88F5-B3D79A375E2F.jpg Foto: Arquivo/Reuters
29/04/2020 às 15:14

O Twitter vai dar a pesquisadores e criadores de software acesso a dados em tempo real de dezenas de milhões de tuítes públicos diários sobre Covid-19, que poderão ser utilizados para estudo da disseminação da doença ou combater desinformação.

A companhia de mídia social afirmou nesta quarta-feira que o acesso também poderá ser usado por usuários registrados que trabalhem em gestão de crise, equipes de emergência ou comunicação com comunidades, bem como por quem desenvolver ferramentas de aprendizado de máquina que ajudem a comunidade científica a entender a epidemia.



A comissária europeia Vera Jourova afirmou que o anúncio do Twitter marca um “bom passo na direção correta”.

“Nossa cooperação e contatos regulares com plataformas online para combate à desinformação estão começando a dar frutos. Sempre ressaltei a importância dos pesquisadores terem acesso melhor aos dados”, disse Jourova.

Na semana passada, 75 grupos e indivíduos, incluindo organizações de direitos digitais e de liberdade de expressão, escreveram às plataformas de mídia social pedindo a publicação de seus dados de moderação de conteúdo.

Entretanto, o Twitter afirmou que uma vez que retira tuítes do ar, eles são removidos da base de dados de Covid-19.

O Twitter afirmou que nunca tinha oferecido acesso completo em tempo real a um assunto e que isso representa dezenas de milhares de dólares por mês em dados.

A empresa afirmou que qualquer pesquisador com uma conta aprovada de desenvolvedor poderá pedir acesso ao fluxo de tuítes sobre Covid-19. O pedido deverá cumprir uma série da exigências para ser aprovado.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.