Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022
Saúde da mulher

SES-AM inicia ampliação do acesso ao DIU no interior do Amazonas

Projeto do Ministério da Saúde irá capacitar profissionais de saúde em quatro municípios da Região Metropolitana de Manaus



Sem_titulo_CDE8BB4D-CCA9-4FE4-BAF3-B43B88BD3740.jpg foto: Divulgação SES -AM
07/12/2021 às 07:18

Equipes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e do Ministério da Saúde (MS) iniciaram, nesta segunda-feira (06/12), a capacitação de profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) para ampliação do acesso da população do interior do Amazonas ao Dispositivo Intrauterino (DIU). O objetivo do projeto do MS é habilitar médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde nos municípios de Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Iranduba e Manacapuru.

“O Governo do Amazonas está avançando na capacitação dos profissionais de saúde para oferta desse método contraceptivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuita, à população do interior do Estado. A iniciativa tem um papel fundamental para o avanço da estratégia de planejamento familiar e do controle de natalidade”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad.



Durante o treinamento prático dos profissionais haverá atendimento das mulheres interessadas na inserção do DIU. Após a capacitação, os municípios terão capacidade autônoma de ofertar o método contraceptivo em pelo menos 35% de suas unidades de saúde.

“Estamos em Itacoatiara, o primeiro município a receber a capacitação dos profissionais e 136 mulheres receberam atendimento das equipes, na manhã desta segunda-feira, o que demonstra a importância dessa iniciativa para a população do interior”, destacou o secretário executivo adjunto de descentralização e regionalização do interior, Aurimar Simões Tavares.

Após o treinamento em Itacoatiara, as equipes da SES-AM e do MS seguem para o município de Rio Preto da Eva na terça-feira (07/12). Na quarta-feira (08/12) haverá o treinamento dos profissionais de saúde de Iranduba e na quinta-feira (09/12) acontece a capacitação em Manacapuru. 

Método contraceptivo - Profissionais estão recebendo treinamento do DIU TCu380 A, modelo mais moderno do contraceptivo intrauterino com cobre. O dispositivo intrauterino é um método anticoncepcional reversível e de longa duração, podendo ser utilizado por até 10 anos.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.