Publicidade
Cotidiano
TEST DRIVE

Jornalistas de A Crítica testam desempenho da Ford Ranger em pista radical

Os jornalistas Joubert Lima e Cinthia Guimarães aceitaram o desafio e cumpriram o trajeto sob a orientação de pilotos profissionais da Ford 12/08/2017 às 05:00
Show show 04
(Foto: Aguilar Abecassis)
acritica.com Manaus (AM)

A América Ford, concessionária do Grupo Parvi, está promovendo desde o dia 9, o evento Ranger Day, em que clientes são convidados a participar de um test drive radical a bordo do Ford Ranger 2017. O desafio é conduzir o veículo em uma pista que reproduz fielmente alguns dos obstáculos extremos frequentes nas estradas amazônicas. Os jornalistas Joubert Lima e Cinthia Guimarães aceitaram o desafio e cumpriram o trajeto sob a orientação de pilotos profissionais da Ford.

A pista especial foi preparada ao lado da concessionária América Ford, na Avenida Constantino Nery, em frente à Arena da Amazônia. Engenheiros desenvolveram obstáculos que exigem, além de habilidades ao volante, recursos específicos do carro, para serem superados.

Logo no início do trajeto, o veículo precisa enfrentar um terreno com inclinação negativa (com o condutor no lado mais baixo) superior a 30 graus. A Ford Ranger consegue manter a estabilidade em inclinação lateral de até 45 graus sem risco de capotamento. Em seguida, é preciso passar por uma curva fechada que deixa o carro com apenas uma das rodas traseiras no solo. Nesse momento, é preciso acionar o bloqueio do diferencial, que distribui a força para a roda em contato com o chão e o carro segue com facilidade em obstáculo aparentemente impossível.

A etapa seguinte continua por uma pista marcada por buracos - um cenário muito comum em nossas estradas - mas um desafio simples para a suspensão com calibragem mais suave da Ranger. O teste de aceleração exige atenção. Isso porque o isolamento acústico e a rápida resposta do acelerador leva o carro a altas velocidades em pouco tempo. O carro vai de 0 km/h a 100 km/h em menos de 12 segundos. O sistema de frenagem garante a segurança. É preciso menos de 30 metros para frear o carro se estiver a 80 km/h.

Mas, sem dúvida, o obstáculo mais desafiador da pista especial montada para o Ranger Day é o teste de subida e descida em terreno muito inclinado. Se for preciso parar no aclive, a retomada pode ser feita sem sustos. Com o assistente de partida em rampa acionado, o sistema do veículo identifica o aclive e trava as rodas por três segundos depois que o condutor tira o pé do freio. Aí é só acelerar e seguir em frente.

Na descida, com o sistema acionado, basta acelerar devagar e o carro vai dosando a frenagem de acordo com a necessidade para que o veículo desça com segurança.

Desafio cumprido, os jornalistas de A CRÍTICA foram aprovados com ressalvas pelos instrutores da Ford que acompanhou a dupla ao longo do trajeto. Este domingo será o último dia do Ranger Day. Interessados podem se inscrever pelo site  www.rangerday.com.br, ou comparecer na concessionária.

Blog: Cinthia Guimarães, Jornalista

 “ Encarar um circuito off road    é sensacional. pela primeira vez deu um certo medo, por conta dos obstáculos ‘gravitacionais’ e a sensação iminente de perigo! Mas a Ranger entrega o que garante. O temor foi sentido apenas na partida do percurso. Depois que você ganha controle sobre o veículo, conhece os recursos e segue as coordenadas do instrutor tudo fica mais fácil! O primeiro desafio foi enfrentar a barreira de inclinação 45 graus, que permite que você atravesse obstáculos bem difíceis, como terrenos muito acidentados ou sujeitos a atolamento. O condutor tem a sensação que o veículo vai capotar com as rodas fora do solo, mas graças ao recurso “Diferencial Traseiro Blocante”, acionado no painel, não há esse risco.  O percurso segue por um trecho cheio de buracos e a Ranger passa por ele sem dificuldades, apenas controlando levemente o frio e o acelerador. Também fizemos o teste de aceleração e frenagem, onde que é possível experimentar a eficiência dos freios ABS com ADB acionados em situação de alta velocionada. Em seguida foi a vez de experimentar o recurso Controle Automático em Descidas (HDC) que funciona com muita leveza em decidas muito íngremes Já o Assistente de Partida em Rampas (HLA) ajuda a subir ladeiras muito inclinadas com toda força, segurança e estabilidade, o que um carro de passeio normal ou uma picape semelhante não conseguiria encarar de jeito nenhum! Depois dessa experiência, posso dizer que dirigir a Nova Ranger é sensacional!”.

Blog: Joubert Lima, Jornalista

 “Picapes são feitas para enfrentar terrenos difíceis. Mas essa tarefa sempre depende muito mais da habilidade do condutor. Com a Ford Ranger Limited, o desafio fica muito mais simples. A principal vantagem da Ranger Limited 2017 é ter reunido no mesmo carro, recursos tecnológicos que eram encontrados de forma esparsa entre outros modelos da categoria, como o bloqueio do diferencial e o assistente de partida em rampa, juntando-os a outros recursos mais sofisticados de condução semiautônoma, como o assistente de permanência em faixa e os faróis inteligentes, que alteram automaticamente o modo luz alta/luz baixa conforme as condições de condução. Condutores podem até se intimidar ao dar uma olhada na pista de test drive montada pela Ford, mas dentro do veículo, a sensação é de segurança e conforto. A suspensão dinâmica garante muita estabilidade ao carro, mesmo nos terrenos mais difíceis e o isolamento acústico amplia a sensação de conforto; tanto que o condutor precisa ter atenção para respeitar os limites de velocidade já que a potência e a resposta do acelerador fazem o carro atingir altas velocidades em pouco tempo. Enfim, a experiência de conduzir o Ford Ranger, utilizando alguns dos seus recursos de apoio à condução em um terreno desafiador foi muito gratificante. Recomendo aos amantes do off-road que não percam essa oportunidade disponibilizada a quem quiser experimentar na América Ford”.

Garantia 

Além do pacote high-tech e da discreta mexida no visual, a Ranger Limited - modelo top de linha - mantém a garantia maior: passou de três para cinco anos, bem mais que as concorrentes.

Segurança

Com sete air-bags, é a mais segura do segmento e uma das mais confortáveis. A mudança de 4×2 para 4×4 pode ser feita em movimento, com velocidade de até 120 km/h.

Serviço

O quê: Ranger Day, test drive em pista radical a bordo da Ford Ranger 2017.
Onde: Pista de testes ao lado da concessionária América Ford, na Constantino Nery.
Quando:  Até este domingo. Basta se cadastrar no site www.rangerday.com.br.