Sexta-feira, 07 de Agosto de 2020
nutrição

Comer sem culpa: saiba como fazer uma alimentação saudável

A pressão para manter a produtividade na quarentena tem influenciado para o surgimento de distúrbios emocionais



vida0531-002f_A46965DE-9264-4C86-AB35-8587827020EF.jpg
31/05/2020 às 12:32

Uma alimentação adequada e saudável garante uma boa nutrição e o funcionamento adequado de todo o corpo, haja vista que a função dos alimentos vai muito além de nos manter saciados. Contudo, assim como a preocupação em se manter produtivo a todo momento na quarentena, a busca pela dieta e rotina de exercícios ideal também se tornaram mais intensas. Essa fixação está, em parte, ligada ao temor de ganhar peso nesse período. 

No entanto, será que existe uma dieta perfeita e que funcione para todos? Para a nutricionista Carol Gadelha, se considerar que esse “todos” sejam pessoas saudáveis, a melhor dieta é aquela com alimentos naturais com variação de cores no prato, carnes, verduras, legumes e frutas.



Desse modo, a especialista destaca que para cada indivíduo conseguir se manter saudável nesse período de isolamento social é recomendado seguir algumas regras. “Crie o hábito de mastigar devagar, saboreie a comida, determine horário para fazer as principais refeições, busque prazer em cozinhar e evite comprar pronto”, afirma Carol.

Comer sem culpa

Em tempo de isolamento social, manter o peso ideal sem praticar exercícios é um desafio. No entanto, nem sempre adotar um cardápio restritivo é o caminho para se alimentar de forma saudável e sem culpa.

“Este não é o momento para restrições e sim de adaptações saudáveis. Em meio a tanta ansiedade e incerteza, uma dieta restritiva pode ser convertida em compulsões alimentares. Então, respeite seus limites, tente fazer o melhor todos os dias, se um deles deslizar, comece novamente sem frustrações”, garante Carol Gadelha. 

Por isso, a especialista complementa que a dieta mais indicada é aquela que você tem o prazer em comer. “Esqueça dieta e se preocupe em se alimentar colorido, isso quer dizer com frutas, legumes e verduras, arroz, feijão, carnes, bem como faça de cada uma gostosa e prazerosa e não vai precisar comprar mais a lasanha pronta congelada”, destaca.

Além disso, a nutricionista recomenda que uma boa estratégia é aumentar o consumo de água e fibras, haja vista que muitas pessoas esquecem de tomar água o dia todo.  Portanto, se você toma dois litros por dia, passe a tomar quatro, isso vai manter seu corpo em constante hidratação e com menos fome. 

Nutricionista Carol Gadelha 

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.