Quinta-feira, 02 de Julho de 2020
DICAS DE ALIMENTAÇÃO

Alimentação balanceada faz a diferença no controle da diabetes, diz nutricionista

Azeite, peixes, oleaginosas, frutas, legumes e grãos integrais não podem faltar no prato. Brasil possui 13 milhões de pessoas diagnosticadas com diabetes



65507f4f-b8e4-407d-85bc-7638a604bede_CB89C7AE-7651-4E92-96E5-EA35F2F58C5E.jpg Foto: Divulgação
08/01/2020 às 17:25

O Brasil tem 13 milhões de pessoas portadoras de diabetes, doença crônica que exige tratamento permanente, não apenas baseado em medicação, mas também na modificação dos hábitos de vida. Os números, que representam 7% da população nacional, são da Sociedade Brasileira de Diabetes.

A nutricionista do Pátio Gourmet, Lívia Ribeiro, explica que o diabetes é uma doença silenciosa e sem cura, mas possível de ser controlada, de forma a manter uma vida saudável e normal, com o auxílio de medicação e de alimentação balanceada, além de atividades físicas regulares.



A alimentação de uma pessoa com diabetes, segundo ela, deve ser composta pelo consumo regular de azeite, peixes, oleaginosas, frutas, legumes e grãos integrais. Ela aconselha a opção por alimentos menos processados e o mais natural possível. “Deve-se buscar sempre alimentos de baixo índice glicêmico”, afirmou.

O índice glicêmico (IG) é uma ferramenta usada para avaliar os alimentos em termos da rapidez com que aumentam os níveis de glicose. Alimentos com alto índice glicêmico fazem com que o açúcar no sangue suba rapidamente, após a ingestão. Alimentos com IG baixo são digeridos mais lentamente. “Geralmente, o índice gastrointestinal está associado à quantidade de fibra que um determinado alimento contém. Os carboidratos ricos em fibras são geralmente, mas nem sempre, mais baixos na escala IG do que os carboidratos que contêm poucas fibras”, compara.

Nos rótulos dos produtos, ela orienta que o consumidor verifique a quantidade descrita de carboidratos e de açúcar. “Os carboidratos no organismo são transformados em açúcar”, frisa, lembrando que é preciso sempre ter o acompanhamento do nutricionista, na dieta a ser seguida.

Muita gente, diz ela, procura por produtos light, diet ou zero, achando que somente essa identificação no rótulo é suficiente para saber se é adequado para a sua necessidade. Lívia esclarece que um produto é light quando há redução de pelo menos 25% de algum nutriente presente no alimento original. Esse nutriente pode variar entre açúcar, gordura, calorias, sódio ou outros. Diet são os alimentos que não têm um nutriente, que pode ser açúcar, gordura, proteína ou outros. Mas é preciso observar, ela alerta, que os produtos diet não são totalmente liberados ao diabético, porque possuem carboidratos, que elevam o nível glicêmico do sangue. Devem ser consumidos sob orientação médica. Nos produtos da linha zero há redução de calorias e eliminação de algum nutriente, que pode ser o açúcar.

De acordo com a nutricionista, o Pátio Gourmet tem uma linha forte de produtos que atendem às pessoas que possuem restrições alimentares, como é o caso de portadores de diabetes, por exemplo. Lívia ressalta que a variedade disposta nos supermercados, localizados na avenida Djalma Batista e no conjunto Morada do Sol, mostra que é possível seguir uma dieta equilibrada, variada, e ao mesmo tempo saborosa, tendo como base alimentos naturais que colaborem para estabilizar o nível glicêmico do sangue.

Ela cita, por exemplo, a variedade de legumes, verduras e frutas, frescos e de alta qualidade. As frutas, ela explica, são essenciais na dieta e devem ser consumidas ao natural. As que possuem bagaço são ainda mais indicadas, porque são ricas em fibras. Grãos como quinoa, chia e linhaça também não podem faltar na alimentação.

Lívia alerta para o consumo de sal, que deve ser o menor possível. E para a eliminação de frituras, que devem ser substituídas por alimentos assados e grelhados. O leite integral pode ser substituído pelo desnatado, que tem menos gordura. O mesmo vale para os derivados. A nutricionista frisa que a carne vermelha é importante na dieta, mas indica os cortes magros, como lagarto, patinho e alcatra. O peixe é essencial, principalmente, o salmão e a sardinha, que são fontes de ômega 3. Dentre as leguminosas, ela destaca feijão, lentilha e grão-de-bico, que não podem faltar no prato.

Para manter o estoque em dia, o consumidor tem a opção de comprar também pela internet, no site www.patiogourmet.com.br ou pelo aplicativo do supermercado, disponível para download nas lojas da Play Store e Apple Store. É só selecionar os produtos que necessita, efetuar o pagamento e receber as compras em qualquer endereço indicado. Os produtos chegam em embalagem apropriada, mantendo o frescor dos alimentos.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.