Terça-feira, 14 de Julho de 2020
Diagnóstico por imagem

Procura por tomografia do tórax cresceu 400% em clínica de Manaus

Oncoclin, centro voltado ao tratamento de pessoas com câncer, reforçou equipe e adotou medidas de segurança para atender outros pacientes, com suspeita de coronavírus



oncoclin_528F546B-545F-4435-9EF9-8CF60116F344.jpg Exame de imagem ajuda a conhecer danos ao pulmão de pacientes com Covid-19 e orientar tratamento médico. Foto: Jair Araújo
24/05/2020 às 15:59

A importância da testagem em massa para o controle do novo coronavírus já foi amplamente divulgada pela mídia e autoridades. Por outro lado, procedimentos como a tomografia do tórax servem para complementar o diagnóstico e fornecer informações mais precisas sobre a condição dos pacientes. O exame é recomendado em caso de falta de ar, dor toráxica e tosse persistente, por exemplo.

“A inflamação do pulmão e evolução para pneumonia é o que agrava o quadro (da Covid-19)”, observa o administrador hospitalar Thiago Machado, da Oncoclin. Como o nome indica, o centro é voltado ao tratamento de pessoas com câncer, mas a procura pela de tomografia aumentou cerca de 400% nos períodos de pico do coronavírus em Manaus.



“Contratamos mais funcionários e o expediente foi estendido para sábados e domingos”, diz o médico radiologista Adriano Ferreira. A maioria dos clientes é formada por pessoas com suspeita ou diagnóstico confirmado para a Covid-19.

A clínica é líder de mercado em oncologia e a primeira a receber selo de certificação hospitalar. Oferece o sistema “one-stop-shop”, que consiste em oferecer exames de imagem e sangue na mesma unidade de atendimento.

“Começamos a implantar processos de segurança para Covid-19 antes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) se manifestar e, depois, adequamos os processos para entrar em sintonia com as orientações do órgão”, destaca Machado. “Estamos investindo mais de R$ 400 mil para melhorar nossos processos e a segurança do paciente”.

O centro dispõe também de plano de emergência para tratar pacientes caso o quadro geral de infecções na cidade se agrave, tratando os pacientes oncológicos em quartos exclusivos. Além da tomografia, o parque de imagem é composto por Pet-Scan (o único disponível em uma clínica oncológica da cidade), ultrassom, mamografia e raio-x.

“Temos radioterapia e braquiterapia (procedimento no qual um material radioativo é inserido dentro ou próximo do órgão a ser tratado). Nesse caso, os efeitos colaterais da radioterapia são baixíssimos por conta de softwares que somente nós temos e pela equipe de profissionais de alto gabarito”, acrescenta o administrador.

Cuidado redobrado

Perda de peso, redução da imunidade e as consequências de tratamentos como radioterapia e quimioterapia tornam os pacientes com câncer um dos grupos mais vulneráveis ao novo coronavírus. E o tratamento de patologias como leucemia, linfoma e câncer triplo negativo deve continuar mesmo durante o período de isolamento.

“A diferença entre ambas as doenças são as complicações da infecção pelo novo coronavírus, como pneumonia bacteriana e a intensificação do comprometimento por outros órgãos. O paciente pode manifestar sintomas na pele e até hemorragia necrotizante no cérebro”, exemplifica Ferreira.

Nesse sentido, a Oncoclin segue as diretrizes de sociedade brasileiras e norte-americanas em relação à prioridade de atendimento durante a pandemia.

“Orientamos que respeitem o isolamento na medida do possível, usem máscara e que diminuam suas visitas à clínica”, explica a oncologista Adelaide Portela. “Se o paciente estiver seguindo medicamentos orais e assintomático, pode fazer consultas a distância ou em caso de sintomas de uma possível recaída, agendar o horário para consulta presencial o mais rápido possível”.

Os pacientes oncológicos de primeira vez, que desconhecem o nível da gravidade do problema, estão tendo consultas agendadas com hora marcada de forma prioritária. “Perguntamos se algum familiar do paciente ficou gripado ou recebeu diagnóstico positivo para a Covid-19. Há um cuidado técnico da parte médica e uma preocupação com o estado emocional do paciente. Neste momento de pandemia, não podemos ser indiferentes ao problema do paciente”, enfatiza Portela.

Serviço: A Oncoclin fica na Avenida Castelo Branco, 1779, Cachoeirinha. Contato: (92) 993821799 Site: www.oncoclinmanaus.com.br

News d amorim 845c88c9 db97 48fa b585 f1c0cb967022
Repórter de Cidades
Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Além de A Crítica, já atuou em uma variedade de assessorias de imprensa e jornais, com ênfase na cobertura de Cidades e Cultura.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.