Quarta-feira, 05 de Agosto de 2020
MEDIDAS

Governo do AM deve incluir templos religiosos em abertura gradual, diz deputado

Informação foi anunciada pelo deputado estadual Dr. Gomes (PSC), líder da maioria, durante sessão virtual da ALE-AM desta quarta-feira (27).  Governador Wilson Lima (PSC) confirmou a reabertura gradual no AM a partir do dia 1º de junho



show_IMG_5080_91956F1B-C83E-462F-ABFF-682DAEE20D09.jpg Foto: Arquivo/AC
27/05/2020 às 13:01

O governador Wilson Lima (PSC) vai incluir as igrejas e templos religiosos no planejamento de reabertura gradual do comércio que está prevista para o dia 1° de junho. Em reunião com a bancada evangélica da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputados ligados ao meio religioso pediram do governador a retomada de atividades religiosas com 30% de ocupação das igrejas. 

A informação foi anunciada pelo deputado estadual Dr. Gomes (PSC) durante sessão virtual da ALE-AM desta quarta-feira (27). 



“Conversei hoje com o governador e ele disse que vai incluir o segmento de todas as igrejas na reabertura gradativa de modo ordenado a partir do dia 1° de junho, liberando 30% dos seus membros  para o funcionamento das igrejas”, informou o deputado. 

O governador do Amazonas, Wilson Lima, confirmou a reabertura gradual do comércio a partir do dia 1º de junho. No interior, segundo o governador, o retorno das atividades fica a critério de cada prefeitura.

A retomada está condicionada à curva de casos do novo coronavírus, que é monitorada diariamente pelas autoridades de saúde.

O Amazonas registrou 1.667 novos casos, nesta terça-feira (26), totalizando 31.949 casos confirmados do novo coronavírus no estado, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

PL de abertura de igrejas 

No dia 6, os deputados aprovaram em meio à um pedido de lockdown do Ministério Público (MP-AM), projeto de lei que estabeleceu as igrejas e templos religiosos de qualquer culto como atividade essencial em períodos de calamidade pública em todo Estado do Amazonas.

Na ocasião, a propositura do Projeto de Lei n°136 de autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos), foi aprovada por 21 deputados. Serafim Corrêa (PSB) e Dermilson Chagas (sem partidos) foram os únicos votos contrários à matéria.

O Projeto de Lei Ordinária nº 136/2020  tramitou nas Comissões de Constituição e Justiça, além da Comissão de Saúde da ALE-AM. Recebeu parecer favorável das duas Comissões, foi emendado na Comissão de Saúde pelo deputado e líder da maioria na Casa, Dr. Gomes (PSC), que incluiu no projeto mais medidas restritivas ao coronavírus que não continham na redação original.

A emenda incluiu a proibição da participação nos cultos de pessoas com 60 anos ou mais; limitação de ocupação em 30% dos templos, distanciamento de um metro e meio, além do uso de álcool em gel, para higienizar os fiéis no final de cada culto.

Após a repercussão negativa, o deputado Sinésio Campos (PT) protocolou um pedido para reaver voto favorável na matéria.

Também na ocasião, a deputada Mayara Pinheiro (PP) disse que não estava presente na sessão que aprovou o PL de abertura. Josué reconheceu o erro e disse que “imaginou” que a deputada votaria a favor do projeto e anotou “sim” por ela na hora da votação.

CMM

Ontem, os vereadores Marcel Alexandre (Podemos) e Wallace Oliveira (Pros) defenderam o retorno das reuniões em templos evangélicas durante a sessão plenária virtual que aconteceu na manhã desta terça-feira (26).

Marcel pediu carinho e menos preconceito nas análises de Wilson. “Que ele veja de uma maneira mais carinhosa é menos preconceituosa. É claro que a tem que respeitar os protocolos. Mas, se tem uma coisa que a igreja sabe fazer, é respeitar. As igrejas fazem um trabalho de vida”, declarou.

“Eu quero apelar ao Governo do Estado e ao Governador que estará dirigindo essa reunião, que ele pense direito. Já que ele não honrou projeto de lei da Assembleia Legislativa reconhecendo o valor das igrejas, que ele possa ter um coração mais cristão, pois está devendo”, finalizou.

Tudo sobre o Coronavírus



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.