Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020
saúde mental

FDT cria campanha para que a população interaja com idosos em quarentena

Com a campanha "Juntos e Conectados", a Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT) disponibilizou um contato de Whatsapp para que a população interaja com os idosos para amenizar o período de isolamento social. Já a FUnATI disponibiliza serviço de acolhimento psicológico por meio do Disk Saúde Mental



43078410451_0a185fa678_k_85A16916-C472-48C1-B855-278DDB082452.jpg Divulgação - FDT
17/04/2020 às 14:13

O isolamento social causado pelo novo coronavírus (covid-19) tem afetado a saúde mental de centenas de idosos em todo o mundo e da terceira idade de Manaus não é diferente. Como forma de amenizar o sentimento de solidão e a ansiedade dos que pertencem ao grupo de risco para a doença, a Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), gerido pela Prefeitura de Manaus, criou a campanha Juntos e Conectados para que a população em geral possa interagir com os idosos institucionalizados.

A interação funciona da seguinte maneira: familiares, amigos ou qualquer pessoa interessada em espalhar mensagens positivas podem enviar vídeos de no máximo um minuto para o whatsapp do Serviço Social da instituição através do número: (92) 98176-0091.



De acordo com diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho, foi feito o contato com várias Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) do país, a fim de buscar alternativas para contornar o isolamento social e foi a partir destas pesquisas, que o projeto surgiu.

“Percebemos alguns idosos relatando a necessidade do contato com o público externo, sentindo a falta da movimentação das pessoas na instituição, das visitas diárias, das saídas para passeios. Os idosos não estão assustados, a equipe técnica está conseguindo conduzir a situação e explicar para eles sobre a pandemia, mas percebemos que eles estão tristes por conta dessa falta de calor humano das visitas”, explicou.

Ainda de acordo com Martha Moutinho, a alternativa amenizará o sofrimento causado pelo distanciamento de pessoas queridas. “Levando em consideração que a Fundação Dr. Thomas trabalha muito para promover a qualidade de vida do idoso, a equipe adotou o procedimento de recomendação para os familiares não visitarem os idosos nesse momento, mas as visitas não estão suspensas”, esclareceu ela.

A iniciativa de enviar vídeos aos idosos ganhou visibilidade nas redes sociais e iniciou na última segunda-feira, dia 13 de abril. Conforme a direção da FDT, são recebidos cinquenta vídeos por dia. O material começará a ser exibido aos idosos na próxima segunda-feira, dia 20. “Os idosos estão com uma expectativa bem alta em relação a exibição dos vídeos, pois muitos sentem saudades dos familiares e amigos. Nós acreditamos que esse contato irá diminuir essa saudade e conforta-los um pouco”.

Disk Saúde Mental

Outro trabalho com foco nos idosos tem sido reforçado nesse período de isolamento, a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) vai disponibilizar serviço de acolhimento psicológico para todos os seus alunos por meio do Disk Saúde Mental. Desde a suspensão das suas atividades na instituição, no dia 16 de março, somente os pacientes da Policlínica Gerontológica estavam recebendo atendimento remotamente, e agora este serviço será ampliado para os três mil alunos matriculados na FUnATI.

“Percebemos que, além do tratamento convencional, começaram a crescer o número de relatos de crise de pânico e ansiedade relacionada a pandemia. Então, a demanda aumentou e ultrapassou o grupo de pacientes acompanhados, os alunos da instituição também começaram a pedir atendimentos psicológicos assim decidimos acolher todos com a criação do novo atendimento disk saúde mental”, afirmou a Coordenadora da Policlínica Gerontológica FUnATI, Vanusa do Nascimento.

 Os atendimentos serão realizados diariamente por chamada telefônica em regime de escala, das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h, e contarão com a ajuda de cinco psicólogos da FUnATI. Todos os contatos terão duração de 30 a 45 minutos por pessoa, seguindo as recomendações do Conselho Regional de Psicologia.

Alguns acolhimentos já estão sendo realizados para os alunos cadastrados no sistema de saúde da instituição, e uma lista de contatos telefônicos de toda a equipe está sendo disponibilizada para que os próprios alunos possam buscar atendimento psicológico quando sentirem a necessidade.

“Nossa capacidade que antes era de 10 atendimentos presencial por dia, passou para 40 atendimentos via chamada telefônica e daí podemos sentir a grande demanda e a necessidade por esse tipo de atendimento. Cuidar da saúde mental é essencial para todas as faixas etárias e principalmente, no envelhecimento”, finalizou Vanusa.

Equipe de Atendimento aos Alunos da FUnATI

Aline Raquel Lopes Padilha – CRP 20/04000

Contatos: 99512-3400 / alinerpsi@hotmail.com

Atendimentos: Terça e quinta-feira, das 8h ao meio-dia

 

Francivânia Rosario da Silva – CRP 03/428

Contatos: 98119-1979 / vania17-2011@hotmail.com

Atendimentos: Quarta e quinta-feira, das 14h às 18h

 

Jackson Marques da Costa – CRP 20/09406

Contatos: 99242-3397 / jacksoncosta.sst@gmail.com

Atendimentos: Segunda-feira, das 8h ao meio-dia; e sexta, das 14h às 18h

 

Loyser Yennie de Almeida Benigno – CRP 20/03383

Contatos: 98415-9974 / loyser.benigno@gmail.com

Atendimentos: Terça-feira, das 14h às 18h; e quarta, das 8h ao meio-dia

 

Patrícia Kelly Mendonça Reis de Morais – CRP 20/02592

Contatos: 98114-4971 / patriciakreis@hotmail.com

Atendimentos: Segunda-feira, das 14h às 18h, e sexta, das 8h ao meio-dia

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.