Sábado, 04 de Julho de 2020
COVID-19

Contra covid-19, estacionamento do Delphina pode dar lugar a leitos de UTI

"A ideia é que em uma fase mais ampliada tenhamos 300 leitos de UTI em funcionamento no hospital. Nessa lógica, estamos conversando com a iniciativa privada e as Forças Armadas para essa estrutura de campanha, se isso for necessário", afirmou o secretário de saúde Rodrigo Tobias



HPS-Deplphina-Aziz-divulgacao_7DFD4A71-AD73-4EA6-9654-151ED8AD49A8.jpg Foto: Reprodução Internet
30/03/2020 às 14:33

O secretário de saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias, afirmou durante transmissão do boletim de atualização diário do novo coronavírus realizado pelas redes oficiais do Governo do Amazonas na internet, que o estado do Amazonas está montando um plano para criar, se necessário, um hospital de campanha no estacionamento do Delphina Aziz.

Hoje, o hospital situado na Zona Norte, é o único autorizado a receber casos de covid-19 na rede pública de saúde do estado. Amazonas segue com 151 casos confirmados, e um óbito causado pela doença, de acordo com a Fundação Vigilância e Saúde (FVS-AM).

Leia mais >>> Cresce para 151 número de casos de Covid-19 no AM; doença chega a Novo Airão

Tobias explicou que, por enquanto, não há necessidade de implementar uma estrutura hospitalar de terapia intensiva no estacionamento do hospital. Caso o cenário do avanço do novo coronavírus se agrave no estado, as Forças Armadas e a iniciativa privada poderão auxiliar a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) na construção de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no local.

"A ideia é que em uma fase mais ampliada tenhamos 300 leitos de UTI em funcionamento no hospital. Nessa lógica estamos conversando com a iniciativa privada e as forças armadas para essa estrutura de campanha, se isso for necessário", disse Tobias

Leia mais >>> Com 17 mortes, Rio de Janeiro prorroga quarentena por mais 15 dias​

Atualmente o Delphina Azuz possui 84 leitos clínicos disponíveis para pessoas com sintomas leves, e opera com 50 leitos de UTI. O secretário acrescentou, durante a transmissão, que o Ministério da Saúde enviará ao Amazonas mais 10 leitos, que devem ser destinados para tratamento de pacientes com o novo coronavírus.

"Nós fazemos coro para que as pessoas fiquem em casa. Quanto menos movimento de pessoas nas ruas, maior possibilidade de atender pessoas aqui no estado", finalizou.

 



Repórter

Tudo sobre o Coronavírus



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.