Sábado, 04 de Julho de 2020
POLÍTICA

Em visita a Manaus, Mourão se reúne com Wilson e Arthur para discutir ações contra Covid-19

Em nota, o Comando Militar da Amazônia destacou que o encontro favoreceu a aproximação entre os governos federal, estadual e municipal



mour_o_em_manaus_16DBAC82-1683-4861-BAFD-92C26F6C4412.JPG Foto: Divulgação/CMA
20/04/2020 às 17:34

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, se reuniu na tarde desta segunda-feira (20) com o governador do Amazonas, Wilson Lima, e o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. No primeiro momento os três conversaram à portas fechadas e em seguida fizeram a reunião aberta para os demais participantes.

O encontro ocorreu na sede do Comando Militar da Amazônia (CMA), Zona Oeste de Manaus. Na pauta, números, cenários, ações e prioridades no combate à crise do novo coronavírus (Covid-19) no Amazonas.



“Não adianta tapar o sol com a peneira, estamos mal. Essa questão da Covid é um perigo”, comentou o prefeito de Manaus em uma transmissão ao vivo em suas redes sociais. Arthur Virgílio Neto disse que o vice-presidente foi extremamente habilidoso ao tratar sobre o tema com a liderança amazonense.

Durante a reunião, a secretária Simone Papaiz apresentou o cenário epidemiológico do novo coronavírus no Amazonas, que já contabiliza 2.160 casos confirmados, e destacou as ações do Governo do Estado nas áreas de vigilância e assistência.

O governador Wilson Lima afirmou que uma das prioridades no momento é a aquisição de mais respiradores e EPIs, além do recrutamento de recursos humanos para atuarem na rede.

“Nós temos recebido um apoio do Ministério da Saúde, mas a gente precisa aumentar essa nossa capacidade de atendimento. (...) o Estado do Amazonas tem travado uma luta para poder conseguir esses materiais, para conseguir esses insumos e também esses recursos humanos”, afirmou.

Ao final da tarde, depois de despedir-se das autoridades, o vice-presidente retornou à Brasília. Nem o prefeito, nem o governador anunciaram medidas efetivas a partir da reunião.

Além do governador e do prefeito, participaram da reunião o comandante do CMA, general Estevam Cals Theophilo, e da parte da prefeitura: os secretários municipais de Saúde, Marcelo Magaldi, e da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio, além de representantes do Hospital Samel. Da parte do governo: a secretária de Saúde, Simone Papaiz; o secretário executivo adjunto de Atenção Especializada ao Interior, Cássio Espírito Santo; a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Pinto; e do secretário de Segurança Pública, Louismar Bonates. Também esteve presente o deputado federal Alberto Neto.

Tomógrafo

Segundo o diretor da Samel, Ricardo Nicolau, o Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes deverá receber nos próximos dias um tomógrafo.

“A tomografia é fundamental, não só para o diagnóstico, mas para o acompanhamento da evolução do comprometimento pulmonar dos pacientes”, disse. O diretor disse ainda que o equipamento irá auxiliar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Serviços de Pronto Atendimento (SPA) que estiverem nas proximidades do hospital de campanha.

Nova medida

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto anunciou ainda uma nova medida e combate à pandemia na capital: não deixar entrar em transporte coletivo quem não estiver com máscara. “Nós estamos fazendo algo antipático, mas a favor da vida”, disse o prefeito.

No dia 15 deste mês a prefeitura divulgou o decreto 4.806, publicado na edição 4.819 do Diário Oficial do Município (DOM), que recomenda que as máscaras devem ser utilizadas sempre que houver necessidade de contato com outras pessoas, deslocamento em vias públicas, compras de gênero de primeira necessidade ou medicamentos, uso de qualquer meio de transporte compartilhado, acesso a estabelecimentos prestadores de serviços essenciais tais como mercados, supermercados, padarias entre outros, acesso aos estabelecimentos comerciais que tiveram suas atividades liberadas e permanência em qualquer ambiente público ou privado.

“Essa é a melhor forma de obrigar as pessoas a usarem a máscara”, complementou o prefeito.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.