Quinta-feira, 23 de Setembro de 2021

Barco turístico do Amazonas é pioneiro no uso de energia solar e embalagens de plástico são proibidas

Com roteiros pelo pelos rios Amazonas, Solimões e Rio Negro, a embarcação terá a partir de janeiro de 2021 saídas todos os meses.


01/12/2020 às 20:15

O Untamed Amazon que realiza cruzeiros de luxo pelos rios da Amazônia pretende zerar em cinco a anos o consumo de combustível fóssil e utilizar somente a energia do sol para abastecer a sua rede elétrica. Atualmente o uso de energia solar abastece 100% da rede elétrica do barco, substituindo a geração com diesel.

O barco é equipado com um sistema de painéis solares, baterias de lítio e inversores, uma tecnologia de geração fotovoltaica. Os resultados são animadores. O sistema ajuda reduzir a emissão de dióxido de carbono, equivalente ao plantio de uma árvore por dia.

No primeiro ano de operação da embarcação, em 2015, quando ainda não tinha o sistema fotovoltaico instalado, e os equipamentos elétricos eram abastecidos por um gerador a diesel, foram consumidos mais de 28 mil litros de diesel por ano para abastecer a sua rede elétrica.

Com a instalação do kit fotovoltaico, projetado para integrar a geração solar com a geração diesel, o consumo foi reduzido em 2016 para aproximadamente 15 mil litros em um ano. A meta de atingir toda a rede abastecida somente pela fonte fotovoltaica faz parte do compromisso da empresa com as comunidades indígenas.

Suítes de luxo

Com 28 metros de comprimento por 7,80 metros de largura e 6 metros de altura acima da linha d’água, o Untamed Amazon possui oito suítes de luxo que abrigam até 16 hóspedes. A tripulação é formada por 14 pessoas. 

Segundo a gerente Comercial da Cruzeiro Untamed Amazon, de setembro a janeiro o barco realiza cruzeiros para os praticantes da pesca esportiva. Nos demais meses a embarcação se dedica ao ecoturismo, além de cruzeiros especializados e personalizados, que podem incluir safáris fotográficos, passeios étnicos, observação de pássaros e expedições biológicas, além de visitas as comunidades indígenas.

Vista da suíte de luxo

Com roteiros pelo pelos rios Amazonas, Solimões e Rio Negro, a embarcação terá a partir de janeiro de 2021 saídas todos os meses. As saídas são da Marina Tauá. O valor por pessoa para o mês de fevereiro, entre 13 a 16 de fevereiro, no Carnaval, é de R$ 7.199,50 em cabine dupla, incluindo todas as refeições e até bebidas alcoólicas. Todas as cabines têm ar-condicionado.

Economia de 10 mil garrafas de plástico

Toda a água consumida pelos turistas e tripulantes é retirada dos rios por onde a embarcação navega. A água do rio é tratada por seis processos de filtragem e purificação e cloração. Ela é distribuída pura e potável no barco. A água é distribuída em recipientes térmicos reutilizáveis

A água servida é tratada em biodigestores e transformam a água residual que após cloração retorna limpa ao rio. Por ano o Untamed Amazon comprava 10 mil garrafas de água mineral com 350 ml cada em embalagens de plástico.

 

Acesse aqui o site do Untamed Amazon

 

Pretende viajar para Manaus de avião? Garanta aqui passagens aéreas com descontos especiais

 

 

 


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.