Sexta-feira, 15 de Outubro de 2021

Empreendedorismo visando a Inclusão

Oportunidades de negócios que transformam


09/09/2021 às 11:13

Por Nancy Segadilha, advogada e PcD

Inclusão está em voga. Extremamente necessária em todos os setores, a inclusão, focando em Pessoas com Deficiência, passou de ser apenas uma preocupação para locais que caracteristicamente atente PcDs, afinal as diversidades devem ser celebradas. Essa soma de empreender com inclusão social é vital na promoção da igualdade de todos independente de qualquer diferença além de uma excelente oportunidade para empreendedores ampliarem seus lucros.

O empreendedorismo contribui para o desenvolvimento econômico do Brasil, geração de empregos, rendas e riquezas e existe a variação empreendedorismo social ou humanista, que é um novo modelo de fazer negócio impactando positivamente uma comunidade.

Um exemplo de sucesso é o KENGURU que nasce de uma necessidade física e contribui também para o meio ambiente. 

Uma empresa norte-americana que quer ajudar a solucionar um dos maiores problemas de mobilidade para deficientes físicos: o acesso aos carros. A Kenguru, criada pela advogada Stacy Zoern, que é cadeirante, anunciou a versão de produção de um carro elétrico de apenas 2,1 metros de comprimento e 1,5 de altura com capacidade para transportar uma pessoa. Foi desenvolvido para ser um modelo estritamente urbano. “A ideia é permitir que pessoas com deficiência possam se locomover no cotidiano de forma mais prática e independente”, afirma Stacy. Com dois motores elétricos, o carrinho atinge velocidade máxima de 40 km/h e tem pode andar quase 100 km sem precisar ser recarregado.
Adquirido pela KLD Energy Technologies (www.kldenergy.com) e, atualmente, existe fila de espera para comprar um Kenguru. Um exemplo de produto desenvolvido tendo como inspiração os desafios enfrentados por quem tem limitações de locomoção.

Um outro exemplo, esse local, é o portal Mariposa. Um site que tem como objetivo conectar PcDs, pessoas com mobilidade reduzida ou qualquer dificuldade de locomoção com locais que estejam preparados para atende-los. Através da criação de um perfil feito pelo próprio empreendimento, os usuários e clientes avaliam os itens de acessibilidade disponíveis e podem sugerir adequações e ajustes ao local. Sou uma das idealizadoras do Projeto Mariposa e o encaro como uma oportunidade de promover a responsabilidade social de forma positiva. O Projeto ainda está em fase de desenvolvimento e em busca de patrocínio e parcerias.

A Inclusão Social é a essência para evolução, ampliação de uma sociedade justa, solidária e plural isso deve ser uma preocupação para empresários, governantes, investidores e a todos nós na efetiva equiparação de oportunidade. Toda a sociedade só tem a ganhar.

Por isso essa nova modalidade vêm com força abrangendo a economia, com a sua potencialidade enorme de sucesso e prestígio.


 


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.