Terça-feira, 27 de Outubro de 2020

Conheça 4 sites que mostram o mapa interativo de números do coronavírus

Sites utilizam dashboard com dados em tempo real para calcular as estatísticas de progressão da doença no mundo


21/04/2020 às 09:00

A Inteligência Artificial permite o monitoramento dos dados de infecções, pacientes e mortos pela covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, descoberta em dezembro de 2019 na província de Wuhan, na China, e que se espalhou rapidamente pelo mundo ao longo dos últimos meses.

Programadores estão desenvolvendo sites utilizando dashboard para calcular as estatísticas de progressão da doença no mundo. Para quem não sabe, o dashboard é um painel de informação, a partir da reunião de uma grande quantidade de dados que está disponível na organização, transformando-os em indicadores de desempenho, com tabelas e gráficos.

As informações compiladas auxiliam governos, jornalistas e a população em geral que deseja acompanhar os dados de evolução da pandemia que já afetou mais de 200 países no mundo. Vamos conferir três experiências:

 

1) Johns Hopkins

Site: https://coronavirus.jhu.edu/map.html

O site mais difundido sobre o assunto foi criado pela americana Lauren Gardner, codiretora do Centro para Ciências de Sistemas e Engenharia, da Universidade Johns Hopkins. A audiência é enorme: mais de um bilhão de acessos por dia!

Em entrevista à BBC, Gardner explicou que o site agrega automaticamente informações de diferentes fontes e utiliza um software de mapeamento. O painel é atualizado a cada hora.

 

2) Site da OMS
https://covid19.who.int/

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também criou um dashboard com atualização em tempo real das estatísticas do coronavírus por continente e por países. O site também mostra, de forma organizada, um ranking dos países com maior incidência da doença e coloca o Brasil no 12° lugar. O site permite explorar vários dados detalhados por país, como uma linha do tempo da evolução da doença de janeiro a abril.

 

3) Coronavirus Dashboard

https://ncov2019.live/

O site de rastreamento de coronavírus foi criado por Avi Schiffmann, um jovem estudante de 17 anos, nascido em Israel e que mora nos Estados Unidos. Segundo ele, o site já recebeu mais de 500 milhões de visitantes. A iniciativa traz em ordem alfabética a lista de países afetados pela covid-19 com número de casos confirmados, percentual de novos casos por dia, casos críticos, mortes, taxa de mortalidade, número de recuperados. Ao lado esquerdo da tela são apresentados os números globais de casos confirmados, internações, mortes, total ativos e total de recuperados.

O site de Avi faz uma compilação de dados por meio de informações oficiais do governo, de organizações de saúde no mundo e notícias publicadas sobre o assunto. As atualizações são feitas a cada minuto.

 

4) Ministério da Saúde

https://covid.saude.gov.br/

No Brasil, o Ministério da Saúde colocou no ar um hotsite que atualiza as estatísticas da doença, como casos confirmados, óbitos e taxa de letalidade. O site gera gráficos por região, por estado, casos identificados por dia, por semana e casos acumulados.

Lá também é possível conferir o envio de insumos de saúde para o Brasil. A iniciativa tecnológica foi criada pelo Departamento de Informática do SUS, o DataSUS, e pela a Secretaria de Vigilância em Saúde.


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.