Sábado, 04 de Julho de 2020

Filmes que vão mudar sua perspectiva sobre o isolamento

Eles são pouco divulgados ou mesmo vistos, mas poderão acrescentar na imersão de si mesmo durante os tempos de quarentena


19/04/2020 às 13:35

Daniel Bydlowski*


A turma do sofá está por aí e ninguém nega que é muito difícil não poder sair, trabalhar e fazer suas atividades cotidianas e enriquecedoras. Mas não é porque estamos sentados e sem poder sair, que não vamos fazer nada que alimente a alma e nem contribuir com a nossa evolução.

E o que o cinema tem a ver com isso? Muito! A sétima arte é um dos meios mais consistentes que conheço para que as pessoas possam entender e absorver o conteúdo e conceitos que podem transformá-la de dentro para fora.

Então, separei quatro filmes que podem mudar a forma de pensar no isolamento e mudar a visão que temos de olhar para nós mesmos. A intenção é que possamos tirar de uma situação muito ruim, coisas boas e edificantes.


 As Aventuras de Pi: O jovem protagonista, Pi Patel (Suraj Sharma), sofre um acidente de navio e se vê em meio ao mar apenas com alguns bichos, uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker. Essa busca por si mesmo, não relatada no filme se ilusão do menino ou se realmente viveu tudo aquilo, mostrou a importância do outro, das vontades, das características de bondade existentes em todos. Portanto, nesse isolamento a questão é se permitir, conheça e aprofunde dentro do próprio coração.

Na Natureza Selvagem: Christopher McCandless (Emile Hirsch) coloca o pé na estrada em busca da liberdade e autoconhecimento. Vê coisas diferentes, pessoas que mudam sua vida e conhece lugares que inspiram. Já que não podemos colocar o pé na estrada, coloque a mão no computador e vá atrás daquilo que nunca viu e nunca conheceu. Procure pessoas diferentes, conversem em chats mude a perspectiva.

 Náufrago: um clássico. Nele, Chuck Noland (Tom Hanks) sofre um acidente e acaba em uma ilha deserta. A busca de conhecimento por si mesmo, de suas habilidades e de seu passado um pouco mais trágico que o próprio momento, ele se redescobre. Talvez, sozinhos em casa, vocês possam olhar para dentro e fazer uma autorreflexão de quem é e de quem realmente quer ser quando puder andar livre pela civilização.

 Janela Indiscreta: L.B. Jeffries (James Stewart) fotógrafo profissional fica em casa depois de quebrar a perna e começa a stalkear a vida das pessoas pela janela e suspeita de um assassinato. Não, não estou te pedindo para ser um voyeur, mas sim para olhar a janela da própria alma reviver e avaliar as piores atitudes que tomou, se perdoar e transformar.
 

* O cineasta brasileiro Daniel Bydlowski é membro do Directors Guild of America e artista de realidade virtual. Faz parte do júri de festivais internacionais de cinema e pesquisa temas relacionados às novas tecnologias de mídia, como a realidade virtual e o future do cinema. Daniel também tenta conscientizar as pessoas com questões sociais ligadas à saúde, educação e bullying nas escolas. É mestre pela University of Southern California (USC), considerada a melhor faculdade de cinema dos Estados Unidos. Atualmente, cursa doutorado na University of California, em Santa Barbara, nos Estados Unidos. Recentemente, seu filme Bullies foi premiado em New Port Beach como melhor curta infantil, no Comic Con recebeu 2 prêmios: melhor filme fantasia e prêmio especial do júri. O Ticket for Success, também do cineasta, foi selecionado no Animamundi e ganhou de melhor curta internacional pelo Moondance International Film Festival.


 


 


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.