Sábado, 04 de Julho de 2020

Show de Amaro Freitas e restaurante Ópera são destaques da semana

Turnê nacional do disco 'Rasif' do pianista e novo hotel boutique no Centro Histórico de Manaus são algumas das novidades da coluna semanal produzida pela equipe do caderno BEM VIVER de A CRÍTICA


02/03/2020 às 16:43

Por Lucy Rodrigues* (@rodrigueslucy)

 

10 de março
Amaro Freitas Trio no TA

A cultura de Pernambuco transborda naturalmente no estilo de Amaro Freitas, pianista e compositor que, aos 28 anos, é uma das grandes revelações do jazz brasileiro e que estará pela primeira vez em Manaus com a turnê nacional de seu mais recente disco, “Rasif”, acompanhado de Jean Elton (baixo acústico) e Hugo Medeiros (bateria). O trio também passará pelas cidades de Curitiba e Aracaju neste primeiro semestre. Na capital amazonense, a apresentação acontece no dia 10 de março (terça-feira), às 20h, no Teatro Amazonas, com entrada franca. O projeto tem o patrocínio da Petrobras e Ministério da Cidadania, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Em cartaz
Exposições movimentam Galeria do Largo
Três exposições que estrearam neste final de semana abriram a programação 2020 da Galeria do Largo.  Em “Os Lambes de Todo Mundo”, o artista amazonense Luiz Lima, o Eraquario, traz a proposta de construção de um mural coletivo com cartazes lambe-lambe de artistas brasileiros e estrangeiros. A  técnica de colagem também está no conceito da mostra “Univercaos”, desenvolvida pelo artista Micael Santos, que explora elementos como imagens de revistas, livros rasurados ou rasgados, pinturas, jornais, fotografias utilizando técnicas digitais e manuais para recriar e formar uma nova imagem. Já em “Miopia – Impressão Manauara”, Alonso Júnior investiu no desfoque para evidenciar trabalhadores informais. Em cartaz de terça a domingo, das 14h às 20h, com acesso gratuito.

 

Até 12 de abril
Virada Sustentável lança edital
Maior festival de sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável Manaus 2020 está com inscrições abertas para sua sexta edição, que ocorrerá entre os dias 22 e 26 de julho. A mobilização, que em Manaus é correalizada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), busca projetos de transformação e impacto social com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população. O edital está disponível no site: www.viradasustentavel.org.br/manaus

Gastronomia

Restaurante Ópera



O Juma Ópera é a nova joia da coroa no quadrilátero tão especial que reúne arte, cultura e história no Centro de Manaus. A vista mais do que privilegiada é um dos grandes encantos do hotel boutique. Do rooftop, espaço com delicado paisagismo que abriga bar e piscina, é possível avistar o Rio Negro e apreciar a belíssima e sem igual cúpula do Teatro Amazonas. O Restaurante Ópera também é outro destaque da arquitetura do hotel. O espaço é um elegante gazebo com cúpula de ferro e feito totalmente em vidro para receber os raios de sol e, principalmente, para ter o Teatro como pano de fundo durante as refeições. No cardápio, assinado pela chef Sofia Bendelak, há uma combinação de cozinha moderna e influência regional. O cordeiro e o mil folhas de tapioca são excelentes. Rua 10 de Julho, 481, Centro.

No Telecine
‘Mulheres Fazem Cinema’ 
Protagonistas de suas próprias histórias, a presença das mulheres no cinema vai muito além da atuação. Por isso, o Telecine Cult celebra o Dia Das Mulheres com um especial com mais de 24 horas, entre sábado (07) e domingo (08), com títulos que evidenciam a presença feminina em diferentes áreas da produção audiovisual. Entre os destaques do especial do Telecine Cult está o longa francês "Tomboy", da cineasta Céline Sciamma (Retrato De Uma Jovem Em Chamas), o documentário "Varda Por Agnès", da cineasta francesa Agnès Varda, além de "Papicha", "Lady Bird-A Hora De Voar" (foto) e outras produções premiadas e elogiadas pela crítica.

 

11 de abril
Feijoada Planeta Boi
Um dos eventos que abrem a temporada bovina na capital amazonense, a Feijoada Planeta Boi este ano está marcada para o dia 11 de abril, no Centro de Convenções Vasco Vasques, com várias novidades. Pela primeira vez o evento será 100% boi-bumbá, valorizando os artistas da temporada. Entre as atrações confirmadas,  David Assayag, Sebastião Jr, PA Chaves, Edmundo Oran, Batucada e Marujada e apresentações de itens oficiais. Evento produzido pela Amazon Best terá feijoada e open bar do início ao fim.

 

[Estante Virtual]

Confira alguns lançamentos da música nacional


Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro


Criador da Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro, nascida em julho de 2015, Marcelo Caldi, um dos maiores sanfoneiros da atualidade, cantor e instrumentista, além de compositor e arranjador,  ousou apostar no repertório autoral nesse novo disco do grupo, que traz 15 faixas inéditas, marcadas pela diversidade rítmica. São baiões, xotes, maxixes, choros, valsas e quadrilhas revisitados dentro de uma linguagem singela, em que se destaca a sonoridade coletiva. A capa do CD é Xilogravura e ilustração de Beto Albarus. Segundo ele afirma na contracapa do disco “É um registro cuidadoso daquilo que fazemos de melhor!”

Sandra de Sá acústico


Principal nome feminino da black music nacional e que neste ano está completando 40 anos de carreira, Sandra de Sá acaba de lançar nas plataformas digitais seu novo EP acústico “ONErpm Showcase”. Com cinco faixas, o projeto foi gravado no ano passado, nos estúdios da ONErpm em São Paulo. Dando voz a grandes hits como “Olhos Coloridos”, “Demônio Colorido” e “Bye Bye Tristeza”, Sandra relembrou antigos sucessos, além de sua mais recente parceria com Thi aguinho, “Energia Surreal”.

 

 

* Jornalista cultural há mais de 10 anos, é produtora audiovisual e editora do caderno Bem Viver do jornal A CRÍTICA.

 


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.