Sexta-feira, 15 de Outubro de 2021

Varão de Plutarco

Por Robério Braga


08/10/2020 às 07:45

Em uma sociedade empobrecida de valores morais, cada vez mais dependente de falsos super-heróis, tem maior valor e relevância a demonstração sincera e justa de que, mesmo em meio a esse turbilhão de descrenças e dúvidas, inseguranças e temores de toda a ordem, há quem, sobranceiro, possa e deva ser reconhecido como um verdadeiro exemplo.

Poucos homens públicos, empresários ou dedicados a outras áreas das atividades humanas, mas verdadeiros cidadãos, podem ser apresentados ao conjunto da sociedade com esse título nobre com o qual se homenageia uma das personalidades mais importantes da nossa história nos últimos sessenta anos, pelo menos, e que teve o privilégio de atuar em várias frentes, instituições e organizações sempre com destaque e alto senso de responsabilidade, critério e dignidade.

Ao vê-lo homenageado pela Academia Amazonense de Medicina na mesma ocasião em que fui distinguido pela instituição, faz anos, declarei que ele era um daqueles a quem o Amazonas deveria erguer um monumento em praça pública. Sem excesso nesse conceito, o que pretendi declarar, e reafirmo agora, é que o cidadão de que se trata é exemplo para todos que o conhecemos.

Empresário, advogado, dirigente de classe, inovador, determinado, audacioso, comprometido com causas sociais de elevado sentido voltadas para o bem comum, criterioso e moralmente honrado e digno, na data de hoje o Dr. Mário Expedito das Neves Guerreiro completa cem anos de existência. É a ele, por esses predicados amplamente e de há muito reconhecidos, a quem confiro esse atributo para defini-lo como homem honesto comprometido com a sua terra que é nossa, daqueles que, sem imposição alguma, ditam as regras de conduta comum, muito mais pelo exemplo do que pelo discurso.

Homem público, quando convocado a governar o Estado ao tempo do Regime Militar, declinou do convite ainda que tivesse todas as qualidades para exercer o cargo, mas jamais se omitiu diante de qualquer questão que interessasse ao desenvolvimento da região amazônicae do País,à defesa da democracia, do direito e da verdade.

É justo, pois, proclamar que Mário Guerreiro é Varão de Plutarco do Amazonas.


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.