Segunda-feira, 13 de Julho de 2020

O Sebrae por dentro

Por Ananda Carvalho, Diretora Administrativa e Financeira do Sebrae Amazonas


30/04/2020 às 17:45

A exemplo do mercado, o Sebrae como entidade de vanguarda no empreendedorismo também teve que lidar rapidamente com as mudanças necessárias e impostas pela Pandemia.

Nossa prioridade central é atender o nosso cliente da melhor forma possível no momento em que ele mais precisa e garantir a segurança do nosso colaborador. Sabíamos que precisávamos fazer isso rápido, de forma que antes mesmo das autoridades locais decretarem o isolamento social, já preparamos nosso time de gerentes para o trabalho home Office e fizemos uma força tarefa para habilitar os equipamentos necessários às equipes para atenderem ao cliente remotamente, seja pelo Call center, seja pelas redes sociais ou pelo Fale com o Sebrae.

Preparamos de antemão a disponibilização de mais consultores na área financeira e tributária, identificando a demanda nessa área por parte de nossos clientes. Dispusemos de máscaras e álcool gel para todos os colaboradores, especialmente aos que precisassem acessar documentos e arquivos fisicamente no escritório. Para as equipes que têm essa necessidade, utilizamos o sistema de escala para garantir a segurança de todos e que não haja qualquer tipo de aglomeração.

Adaptamos as formas de recebimento de documentos dos colaboradores e fornecedores, respeitando o distanciamento físico em época de Pandemia e garantido assim que nenhum processo de pagamento fosse prejudicado.

Também fizemos nosso dever de casa no que tange à redução de despesas, pois com o Home Office também veio a redução nos custos de Escritório. Além disso, negociamos reduções em diversos contratos contínuos junto aos nossos fornecedores, para nos adequar à nova realidade financeira que se apresenta, e sobretudo, reforçar as atividades finalísticas de atendimento às micro e pequenas empresas, seus colaboradores e aos segmentos econômicos apoiados pelo Sebrae Amazonas.

Nosso time passou não só por mudanças na forma de trabalho, mas também pessoais, e nesse sentido também temos a nossa equipe de Gestão de Pessoas na linha de frente do acolhimento e assistência ao colaborador. Juntamente à equipe de medicina do trabalho , passamos a fazer teleatendimentos médicos aos colaboradores que manifestassem qualquer sintoma de gripe ou outras sintomatologias , intermediamos procedimentos e exames junto ao plano de saúde , damos suporte às famílias, orientações diárias e conversamos constantemente com as equipes para monitorar também as condições psicológicas de nossos colaboradores, tendo em vista os efeitos que o isolamento social traz, ainda que estejamos ativos e em pleno vapor por Home Office.

Com humanidade, união e focados na nossa missão de apoiar os pequenos negócios, seguimos em frente com vários aprendizados e muito otimismo para superarmos essa fase e continuarmos construindo um Amazonas mais competitivo.


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.